Como produzir motivação? Motivação é um assunto muito comentado, sabe-se que a falta de motivação interfere no comportamento e nas atitudes do profissional e principalmente na comunicação e na relação interpessoal. Inclui o ambiente, que deve estimular e oferecer o objetivo de satisfação para o indivíduo.
A motivação começa com o princípio de entender e compreender o indivíduo que queremos motivar. A motivação baseia-se em ajudar a suprir as necessidades sentidas por uma pessoa de forma consciente ou inconsciente.
A competitividade e a lucratividade das empresas não estão nas máquinas ou tecnologias utilizadas, mas sim nas pessoas que trabalham nessas organizações.
A complexidade verificada no nível da realização pessoal e profissional determina a quantidade e a qualidade de motivação do ser humano para empreender qualquer tipo de tarefa.
A motivação é um processo que leva as pessoas a uma ação ou a inércia em diversas situações. Depende da intensidade dos seus motivos, que podem ser definidos como necessidades, desejos ou impulsos oriundos do indivíduo e dirigidos para objetivos que podem ser conscientes ou subconscientes.
Os motivos são os porquês do comportamento, que provocam e mantêm as atividades e determinam a orientação geral do modo de agir das pessoas, são as molas propulsoras da ação. O termo necessidade não deve ser associado a qualquer desejo de alguma coisa.
As diferentes motivações de uma pessoa explicam a diferença de desempenho de cada uma. É o que se deve trabalhar ao tentar motivar uma pessoa, pois cada indivíduo possui motivos e necessidades diferentes.
Não adianta agradar a todos numa organização por meio de um incentivo ou benefício, pois cada indivíduo possui necessidades diferentes.
A motivação determina o fazer, tornando-se o elemento chave para os resultados de várias propostas de vida, e em particular para obtenção da qualidade nos programas de excelência que muitas organizações pretendem introduzir e manter.