Técnicas e métodos de treinamento

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Técnicas e métodos de treinamento

O método define o que deve ser feito, quais as etapas e a sequência lógica, do planejamento até a avaliação do aprendizado. As técnicas são os procedimentos didáticos que serão utilizados pelo instrutor ou professor para viabilizar o processo de aprendizagem, define como as etapas serão executadas.

Método do estudo de caso: trata-se de uma abordagem de investigação, investida de metodogia cientifica, desenvolvida para a aplicação em estudos e acontecimentos ou situações complexas. Funciona como uma ferramenta pedagógica muito utilizada, principalmente quando os participantes tem uma certa independência intelectual e crítica.

Aula expositiva: é um método tradicional de ensino muito utilizado, tem seus prós e contras, existem infinitas possibilidades e classificações quanto à qualidade de sua aplicação e seus resultados. O foco principal da aula expositiva é na verbalização do ensino como meio de captação, aprendizado e retenção do conhecimento pelos alunos.

Dramatização: é um conjunto de técnicas grupais que utiliza artifícios cênicos e teatrais, com o intuito de alterar e adequar habilidades comportamentais. Funciona bem com alunos e participantes de nível de escolaridade médio ou superior.

Simulação: os jogos permitem aos participantes uma atuação, em grupo ou individual. A observação dos resultados obtidos, com as decisões escolhidas e o resultados finais obtidos, a atitude dos participantes durante a realização das fases do jogo: sagacidade, comprometimento, capacidade de análise, de liderança e de servir a equipe. Essas observações permitem conclusões, nas dimensões cognitivas, emocionais e sensoriais motoras, pelos mestres ou professores. Nos jogos de empresa, uma das mais importantes e utilizadas simulações da atualidade, as equipes são formadas por aluno, em forma de empresas fictícias, em que as equipe competem tomando decisões estratégicas, táticas ou operacionais, considerando situações práticas reais ou imaginadas. Destinam-se a executivos, gestores de empresas, estudantes de nível superior, futuros gestores de empresas. É uma atividade lúdica e prazerosa. A diversão, o entretenimento e a competição são requisitos primordiais para envolver e comprometer os alunos, criando um ambiente próximo da realidade.

Workshop: palestrantes altamente especializados transmitem conhecimentos específicos para um público de especialistas, os expectadores se envolvem e participam, tem caráter prático, são incentivados os trabalhos práticos de montagens, manuais, exercícios de realização e produções artísticas e técnicas.

Palestras e seminários: O seminário, tem como objetivo principal a exposição e colocação em discussão de um assunto específico e profundo, o público participa passivamente na primeira fase, participando ativamente na segunda fase e na terceira fase, análise e conclusão. Na palestra não tem essa proposta de aprofundamento, é uma síntese de um assunto tratado profundamente, seu planejamento e organização devem ser minuciosos, pois, devido a curta duração, os assuntos devem ser apresentados na sua essência, são indicadas para a atualização profissional, no caso de eventos externos, e para a disseminação de conhecimentos e boas práticas no caso de eventos internos.

Brainstorming: serve para a estimulação e o registro de ideias, primeiro em quantidade e em seguida buscando a qualidade das contribuições. É uma técnica grupal, utilizada para a geração da maior quantidade possível de ideias sobre um assunto tema. A técnica apoia-se na dinâmica de grupo, bem como na criatividade dos participantes, pode ser estruturado ou não. É uma ferramenta própria para a produção de ideias e de alternativas e soluções para problemas. Desenvolve a criatividade e a espontaneidade dos participantes, criando um clima motivador e inovador.

Dinâmicas de grupo: são atividades em grupo, pequenos ou grandes, formados por uma ou várias subequipes, em que os alunos respondem a questionamentos ou problemas que lhes são colocados, por meio da produção de ideias desenvolvidas coletivamente. Aos participantes são fornecidos dados e informações, sobre o assunto tema ou a situação problema. A partir daí, eles vão interagir, discutir em grupo e deverão apresentar as sugestões, opiniões ou soluções para o que lhes foi proposto.

Coaching: nesse processo existem duas partes atuantes, o coach (profissional treinador) e o coachee (cliente treinando). O prazo de treinamento é definido por acordo comum entre os dois participantes, considerando as metas e o objetivo do treinamento proposto. O coach acompanha, instrui e apoia o cliente, durante a sua trajetória de desenvolvimento e crescimento, no intuito de superar as limitações e deficiências previamente conhecidas, além do desenvolvimento das competências. O treinador tem metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, a serem atingidas pelo seu cliente, atua motivando e transmitindo diferentes formas, técnicas, e conhecimentos permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e qualidades pessoais avançadas.

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