O currículo é o resumo das qualificações dos candidatos, nele é possível entender quais sao as principais características e experiências do profissional.
Elaborar um currículo não é simplesmente relatar a sua trajetória profissional. O mercado de trabalho competitivo exige mais do candidato, o modo como o currículo é escrito é tão importante quanto o conteúdo do texto.
O objetivo da apresentação do curriculo é o de promover uma entrevista de emprego. O candidato deve ficar atento às seguintes indagações:
1- Quem lerá o currículo?
2 – O que estará procurando?
3 – Qual será a forma mais clara de expor as experiências e chamar atenção do
recrutador?
Para que o currículo tenha uma boa aparência, deve apresentar uma compreensão visual simples e clara, além de se limitar aos tópicos importantes de qualificação. Um bom currículo deve ser claro e demonstrar os resultados e contribuições nas empresas em que atuou, enfatizando os pontos fortes.
Um bom currículo, deve ser claro a fim de evidenciar os resultados e contribuiçoes do colaborador nas empresas em que atuou.
A análise de currículos corresponde a uma das primeiras fases do processo de seleção e visa fazer uma pré-seleção dos candidatos, no sentido de eliminar aqueles que não tenham os pré-requisitos desejados pela empresa. Nessa etapa, faz-se uma análise cuidadosa para que as próximas fases sejam direcionadas sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada candidato.
A análise de currículo é o momento de comparação que antecede a tomada de decisão de quais candidatos participarão do processo seletivo, seria um filtro prévio para eliminar os candidatos que não apresentam as qualificações requeridas para o cargo.
Identificar e analisar as características do candidato é uma habilidade que requer conhecimento da natureza humana e das tarefas que ele irá executar.
O ponto de partida para uma seleção sempre é o profundo conhecimento do recrutador perante a vaga a ser preenchida. Assim, o recrutador saberá com maior clareza o que precisa visualizar antes de definir se o candidato atende aos requisitos do cargo.
Muitos candidatos não conseguem passar uma boa impressão por meio do seu currículo. Convém combinar seu uso com o de outras técnicas, por exemplo, entrar em contato com o candidato por meio telefônico ou e-mail para verificar as informações faltantes.