A preocupação das empresas em promover a motivação de seus colaboradores deve ser intensa. É necessário ter inúmeras ações para tentar fazer com que os colaboradores desenvolvam suas atividades com satisfação. Essa preocupação deve vir da certeza que as empresas têm de que colaboradores capacitados e sucesso empresarial possuem uma relação direta.
Colaboradores bem capacitados e estimulados a estarem sempre buscando aprender são e serão o diferencial das organizações para vencer a concorrência.
Empresas que possuem um time de colaboradores estimulados a desenvolver suas funções intensamente contará com mais fidelidade às organizações. Por isso, é importante que os programas de treinamento não se fixem em desenvolver apenas o lado profissional, mas também o lado pessoal dos indivíduos.
Mas como transformar o ambiente organizacional num local propício ao crescimento?
As formas mais utilizadas pelos gestores organizacionais são:
1 – Realizando programas de treinamento: o treinamento inicial no começo do contrato por si só não é suficiente, e não é recomendado. Esse tipo de treinamento chama-se atividade de interação colaborador x função, é muito importante, mas só no começo. O desenvolvimento profissional dos colaboradores e o desenvolvimento pessoal deve ser uma busca continua e deverá ter sempre como foco buscar um ganho de produtividade para a organização.
2 – Designando “mentores” para os colaboradores recém-chegados: esses “mentores”, geralmente funcionários antigos ou que já desempenharam a mesma função, irão ajudar os novos contratados a aprender, de forma mais rápida, as atividades de suas funções. E estarão por perto, sempre que os novos colaboradores necessitarem, dando o seu apoio.
As empresas devem escolher bem seus mentores, pois correrão o risco de designar uma pessoa desmotivada, que poderá repassar aos colaboradores que estão ingressando, toda sua insatisfação e desagrado.
Deve ser observado se o mentor escolhido vem desempenhando sua função de forma satisfatória, para que ele não multiplique seus equivocados ensinamentos.
3 – Reembolsando os funcionários pelos gastos com educação: algumas empresas estimulam o desenvolvimento de seus colaboradores financiando seus estudos.
4 – Criando uma cultura de desenvolvimento: a empresa não pode querer que seu colaborador se estimule a aprender somente porque a empresa está realizando o que podemos chamar de “semana interna de capacitação”. O ato de aprender deve ser o mais voluntário possível. Poucas pessoas conseguem aprender quando estão pressionadas. As empresas devem viver em clima de aprendizagem durante todos os dias. Os colaboradores devem respirar aprendizagem para que a empresa possa fortalecer sua cultura de desenvolvimento. Ressaltamos que o maior responsável pela aprendizagem, desenvolvimento e crescimento do colaborador é ele mesmo.
5 – Reconhecimento do crescimento dos colaboradores: muitos empresários pensam que só existe reconhecimento se houver recompensa financeira, mas não é bem assim, muitos colaboradores estão desmotivados em suas organizações por não receberem de seus líderes nenhum tipo de reconhecimento, nem mesmo algum tipo de elogio ou de agradecimento.
O desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.