Além dos aspectos individuais e privados, o espaço corporativo tem sofrido alterações estruturais, tal cenário influencia, de maneira profunda, a forma como as empresas se relacionam com os candidatos, o que configura novas formas de atrair e captar talentos.
Uma das estratégias é a do recrutamento on-line, que mudou a maneira como as vagas são divulgadas e também como os candidatos encontram as oportunidades. Com a diminuição das fronteiras via internet, o recrutamento e a seleção de pessoas foram modificadas e se alteraram profundamente. O recrutamento on-line se destaca como uma ferramenta eficaz para as empresas, já que aumenta o número de candidatos, sem se ater, à região na qual ele vive. Com isso, há uma maior rapidez nos processos de recrutamento e um menor custo.
O processo de recrutamento serve para preencher cargos vagos na organização. Em meio a tantas formas de recrutamento, escolher o meio mais adequado para ter sucesso e atrair os candidatos com as competências necessárias para a vaga é um desafio do recrutador.
O recrutamento funciona como um processo de comunicação, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho e as pessoas que se identificam, podem decidir por se candidatarem. Para que o processo de recrutamento seja efetivo, não basta comunicar a vaga, ele deve atrair os candidatos para o processo seletivo.
A tecnologia está reinventando, um processo cada vez mais estratégico, o recrutamento de profissionais que, para algumas empresas, ainda é lento e burocrático (MANO, 2001).
O recrutamento on-line é um conjunto de diferentes tipos de ferramentas que apresenta variadas formas de emprego. Entre as principais técnicas, destacamos: os bancos de currículos (empresas comerciais), sites especializados em oferta de trabalho, fóruns de discussão, além dos próprios websites das empresas (THOMAS; RAY, 2000).
A internet faz com que esse novo método de atração torne o processo mais fácil tanto para os candidatos quanto para as organizações. As empresas têm facilidade de divulgação e conseguem, muitas vezes, sem qualquer outro meio, atrair um número considerável de candidatos às vagas e, por outro lado, os candidatos conseguem, na comodidade de onde estiverem, fácil acesso às informações, tanto das vagas quanto da própria empresa que a oferta, sem contar que podem ainda se candidatarem às várias empresas ao mesmo tempo e inclusive às vagas internacionais (CHIAVENATO, 2010).
Os serviços on-line de emprego fornecem acesso livre as informações e por isso, as empresas que possuem uma boa reputação diante da sociedade, tem nas mão uma ótima estratégia de recrutamento. Isso porque elas podem utilizar a sua reputação e imagem para atrair os potenciais candidatos. O website da empresa é a principal via de acesso para esse fim, por meio dele é possível fornecer informações sobre vagas e condições de trabalho (CAPELLI, 2001).
O recrutamento on-line é uma forma econômica e rápida de encontrar profissionais em vários lugares do mundo.
Ulrich (2004) destaca que as empresas bem-sucedidas serão aquelas com maior experiência na atração, desenvolvimento, retenção de talentos com habilidades e experiências suficientes para conduzir um negócio global. Para tanto é necessário que as empresas se adaptem às novas formas de interação social fomentadas com a utilização da internet.
Para estudar os processos de recrutamento, via redes sociais, abordaremos duas redes sociais que, atualmente, são a de maior utilização dos recrutadores: Facebook e Linkedin.
No Facebook, os recrutadores podem observar como o candidato se comporta em eventos sociais e interações de amizade, uma vez que possibilita publicação de fotos e compartilhamento de conteúdo diversos.
No Linkedin, seu público-alvo são os usuários que buscam êxito e a promoção de seus perfis profissionais nas redes sociais, pois se trata de uma rede mais específica às questões profissionais.
O processo de recrutamento e seleção tem contado com novas ferramentas baseadas nas redes sociais. Embora, essas redes apresentem uma perspectiva de cunho pessoal, elas tem sido utilizadas como fonte de dados sobre os candidatos (HATALA, 2006). O material coletado nas redes sociais pode fundamentar os processos de recrutamento a fim de subsidiar o processo decisório com variadas informações.
As redes sociais são uma boa tática tanto do candidato conseguir uma oportunidade de entrevista, como as empresas que estão buscando candidatos para fechamento de vagas.