As pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo processo de atrair uns aos outros. Sendo assim, as pessoas atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, e as empresas procuram atrair candidatos e obter informações a respeito deles para decidir se os admitem ou não.
O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e as pessoas, é o meio de sinalizar para determinados candidatos a oferta de oportunidade de emprego.
O recrutamento abrange um conjunto de técnicas que visam atrair candidatos com potencial e qualificados, capazes de ocupar cargos e oferecer as competências que a organização está exigindo no momento, é um convite para participar dos processos seletivos. É um processo de localização e atração de candidatos.
O recrutamento é o processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu quadro de pessoas. É um processo de comunicação onde as empresas divulgam as oportunidades de emprego para atrair os candidatos para o processo seletivo. Quanto mais eficaz for o processo de recrutamento, maior será a efetividade da contratação (CHIAVENATO, 2010).
Recrutamento é o processo de atrair candidatos com potencial para ocupar as vagas da empresa. Este processo é importante, porque a qualidade dos empregados que atuam na organização depende da qualidade dos candidatos recrutados (FLEURY, 2002).
Quando o candidato comparece à empresa, cessa a atividade de recrutamento e tem início a atividade de seleção. O recrutamento fornece os candidatos e a seleção escolhe os mais aptos.
Quanto melhor o recrutamento, mais e melhores candidatos teremos para o processo seletivo. Quanto mais atraente for o recrutamento, mais fácil se tornará a seleção.
Lopes (1973), diz que deve-se recrutar os bons, para que entres eles se possa selecionar os melhores. O recrutamento deve ser cuidadosamente planejado, os profissionais que desempenham esta atividade devem estabelecer o que a empresa precisa em termos de profissionais e o que o mercado de trabalho pode oferecer naquele momento.
O processo de recrutamento inicia-se com a qualificação da necessidade de pessoal e a identificação da vaga, que nada mais é do que a obtenção da informação sobre a vaga e as qualificações da posição em aberto.
Para que o recrutamento se inicie, o gestor deve informar a área de recursos humanos sobre a existência da vaga e o perfil necessário. A comunicação deve ser feita de maneira formal, usando o formulário de requisição de pessoal, eletrônico ou impresso.
O recrutamento não deve ser uma atividade passiva de espera de candidatos, deve ser uma atividade ativa de despertar o interesse e atrair os melhores profissionais. Fleury (2002) salienta que as questões mais importantes associadas ao processo de recrutamento e seleção dizem respeito à correta especificação: da posiçao de trabalho; do salário e benefícios oferecidos; das fontes de candidatos; do meio e da mensagem.
O processo de recrutamento é constituído de cinco fases. Na primeira fase, precisamos definir quais são as vagas a serem preenchidas, os requisitos dessas vagas e o perfil do profissinal que estamos buscando. Na segunda fase, focamos em saber onde estão estes candidatos almejados, se poderemos encontrá-los na cidade onde a vaga foi aberta, ou se teremos que procurá-los em outra cidade. Delimitamos as fontes de recrutamento de acordo com o segmento, mercado e local, imaginando onde poderão estar situados os candidatos prováveis para o processo de recrutamento.
Levantada essas informações, partiremos para a terceira fase, onde iremos definir qual será a estratégia adotada para informar os candidatos sobre a vaga. Escolhe-se qual a técnica ideal para o recrutamento, se a divulgação será via redes-sociais, rádio, e-mail, cartazes, plataformas de recrutamento.
Na quarta fase, iremos definir o que é atrativo para estes candidatos, devemos focar na divulgação que irá atrair estes profissionais almejados. O conteúdo do recrutamento deve deixar os candidatos interessados pela oportunidade.
Na quinta fase, o foco é dado em como receber o currículo destes candidatos. É a etapa onde se aproveita para realizar a triagem dos candidatos, fazer uma avaliação prévia se o candidato tem condições de participar do processo seletivo.