A seleção por competências tem como objetivo mapear as competências de cada cargo com o intuito de evidenciar as suas necessidades. Para que assim posso subsidiar o processo de seleção, com estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho (RABAGLIO, 2001).
O que é competência? O autor Ruas (2005) determina que o conceito de competência assimila a ideia de capacidade. Capacidades seriam conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas em diversas situações. O exercício de uma competência consistirá na combinação e na mobilização dessas capacidades para cumprir uma demanda de trabalho.
Segundo Ruzzarin, Amaral e Simionovschi (2006), competências representam características possíveis de serem verificadas nas pessoas, como, conhecimentos, habilidades e atitudes que viabilizam uma performance superior. É um somatório entre as competências técnicas e as competências comportamentais requeridas para cada cargo.
A competência diz respeito ao conjunto de conhecimentos (saber o que fazer) habilidades (saber como fazer) e atitudes (querer fazer) interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.
A competência se apresenta na forma de um exercício que implica interação e construção de relacionamentos entre os indivíduos das organizações. Uma competência não é somente um estoque de capacidade, já que ela só assume a condição de competência se for mobilizada para realizar as ações especificas.
O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes contribuem para a formação de competências. Elas só podem ser exercidas e avaliadas em seus contextos. Segundo Dutra (2004), as empresas e os indivíduos trocam competências continuamente, tal fato se deve pela geração de oportunidades de aprendizagem e disponibilização dos recursos, aos indivíduos, preparando-os para enfrentar novas situações no mundo corporativo. Os indivíduos, com base em seus conhecimentos e suas experiências, contribuem com as organizações para a mobilização de suas capacidades individuais, desenvolvendo-as e a capacitando-as a enfrentar novos desafios.
A noção de competência está atrelada ao desempenho dos indivíduos nas organizações, portanto, não se trata de um estoque de habilidade e conhecimentos estáticos, mas de formas de emprego desse estoque no cotidiano organizacional.
No processo de seleção, as competências são avaliadas no candidato da seguinte forma: domínio, aplicação e conhecimento. Se a vaga exige que o candidato domine determinada competência, ela se torna característica fundamental para sua contratação. Em outra situação, caso ele a aplique, mas não tenha completo domínio, é possível que ele seja aprovado, e desenvolva essa competência durante o trabalho produzido na organização. Por isso, os profissionais devem sempre fazer uma auto avaliação para identificar déficits em competências, com o intuito de aprimorá-las a fim de obter sucesso na recolocação.