O recrutamento pode ser interno ou externo. O interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, a fim de promovê-los ou transferi-los para outras atividades. O recrutamento externo atua sobre os candidatos que não estão no quadro de colaboradores da empresa. O recrutamento interno está associado a planos de carreira, programas de desenvolvimento de recursos humanos e valorização do colaborador.
No recrutamento interno, a divulgação das vagas ocorre pela intranet, mural de vagas, jornais ou newsletters de circulação interna.
O recrutamento interno está focado em buscar competências internas para melhor aproveitá-las, e o externo está focado na aquisição de competências externas.
O recrutamento interno é feito por meio dos profissionais que já trabalham na empresa, e o externo é por meio de profissionais que ainda não trabalham na organização.
O recrutamento pode ser feito ainda de forma mista, que envolve a utilização dos dois tipos de recrutamento: interno e externo.
No recrutamento externo, existem algumas técnicas para melhorar o alcance da divulgação das vagas. As principais técnicas de recrutamento externo são: anúncio em jornais e revistas especializadas; agências de recrutamento; contato com escolas e universidades; cartazes ou anúncios em locais estratégicos; apresentação de candidatos por indicação de colaboradores; consulta aos arquivos ou banco de candidatos e recrutamento virtual.
Vieira (2012) saliente que a eficiência de um anúncio é caracterizada por meio da consecução de seu objetivo final, o qual é traduzido nos candidatos aprovados. Dessa forma, um anúncio pode ser tecnicamente bem elaborado, mas não atingir sua finalidade de atrair bons candidatos para preencher as vagas oferecidas.
Um bom anúncio é aquele que consegue atrair pessoas em potencial, que possam ser admitidas pela empresa. A quantidade não significa nada, o importante é a qualidade dos currículos que chegam.
Recrutar pessoas passou a ser estratégico para as organizações, atrair talentos é fundamental para o sucesso organizacional.
O recrutamento influencia considerável parcela no mercado de trabalho, e isso é positivo, quanto mais candidatos influenciarem, melhor. O mais importante é trazer os candidatos para que sejam triados, entrevistados e encaminhados ao processo de seleção.
Os profissionais de recursos humanos precisam cada vez mais otimizar o seu trabalho, de modo a tornar o processo de recrutamento cada vez mais ágil e alinhados com os objetivos da organização. Na triagem de currículos comparamos as características, habilidades, perfil profissional e experiência do profissional que se candidatou a vaga com os requisitos da vaga disponível. A triagem ajuda a eliminar os currículos que estão fora do perfil e seleciona os candidatos mais adequados para a vaga, para que somente estes passem para a próxima etapa.
Fazer uma triagem de currículos de forma rápida e eficiente não é uma tarefa simples. Podemos ter candidatos que nao souberam elaborar bem seu currículo, mas pode ser um ótimo profissional para a oportunidade. Esta etapa vai muito além de agilidade, e exige bom senso do recrutador.