O planejamento de recursos humanos
As empresas são constituídas por pessoas, pois dependem delas para atingir os objetivos organizacionais e cumprir a sua missão e visão. Compreender os diversos modos de planejamento de recursos humanos e o processo de provisão de pessoal é uma etapa importante dentro dos procedimentos de gestão de pessoas.
O planejamento de recursos humanos é a análise das necessidades da empresa relacionada aos recursos humanos e de desenvolvimento de ações para atender essas demandas, alinhado com os objetivos da empresa. O setor de gestão de pessoas deve garantir que o crescimento e os lucros da empresa estejam associados com o respeito aos direitos do trabalhador.
O planejamento de recursos humanos deverá contemplar novas considerações em relação as pessoas, com o objetivo de avaliar as expectativas, aspirações, qualificações e valores, a fim de atrair e manter seus talentos competitivos. Com isso, tem-se a necessidade de que as empresas desenvolvam estratégias e formas para atrair, identificar, desenvolver e reter os talentos, treinando-os e capacitando-os.
O planejamento de recursos humanos é o melhor caminho para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos e metas de forma efetiva, tendo mais clareza e visão estratégica para tomada de decisões.
Conforme Chiavenato (2010), as organizações não são criadas sem propósitos. Elas existem com uma finalidade e uma missão específica. A missão significa uma imcubência que se recebe. Representa a existência da organização, significa a finalidade o o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela vai servir, funciona como um propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Traduz a filosofia da organização e oferece suporte para o embasamento de planejamento de recursos humanos. Dentro desta abordagem é importante falarmos sobre a estratégia organizacional, que e refere ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda.
Silva (2002) diz, que quando se refere ao termo planejamento estratégico de recursos humanos, abre-se uma discussão para diversos assuntos, podendo envolver aspectos técnicos, sociais, ecônomicos e operacionais, como ferramentas, métodos e análise para o desenvolvimento e a implantação deste planejamento. Saber identificar o correto angulo de visão sobre as ações estratégicas na organização será o diferencial que garantirá a vantagem competitiva de nossas empresas em relação aos nossos produtos e serviços.
O planejamento de recursos humanos realiza uma ligação entre as condições externas da organização e as condiçõess do quadro de pessoal, com seus objetivos futuros e aqueles desejados pela organização. Dentro disso, embora a quantida de informações disponíveis seja ampla e o tempo limitado, é necessário identificá-las, processá-las e analisá-las. (MILKOVICH; BOUDREAU, 2013).
Um dos aspectos mais importantes do planejamento estratégico é o planejamento de recursos humanos e o alinhamento da função do setor de recursos humanos dentro da estratégia organizacional. Chiavenato (2010) ressalta que o planejamento estratégico de recursos humanos deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização, ou seja, integrar os objetivos globais da empresa.
É importante que o planejamento de recursos humanos favoreça a identificação dos objetivos individuais do colaborador e os objetivos da empresa, alinhando talentos e competências com as necessidades da organização. O planejamento estratégico de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos necessários para atingir os objetivos organizacionais, avaliando sempre determinado período de tempo. Definindo antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de metas. Isso não diz respeito apenas à quantidade de pessoas necessárias às operações organizacionais. Precisa lidar com competências disponíveis e competências necessárias ao sucesso organizacional, que engloba muitas variáveis:
Definição e objetivos e metas a atingir;
Criação de um clima organizacional e cultura corporativa favorável ao alcance dos objetivos;
Arquitetura e layout organizacional adequado;
Estilo de gestão de pessoas;
Recompensas e incentivos pelo alcance de objetivos;
Definição da missão e visão organizacional;
Plataforma que permita aos gestores trabalharem com suas equipes de maneira eficiente e eficaz.
Para Chiavenato (2010) as bases do planejamento estratégico de recursos humanos podem ser por:
Demanda de produção;
Nível de produtividade;
Mercado interno de trabalho, e
Mercado externo de trabalho.
A demanda de produção e os níveis de produtividade, estes estão diretamente ligados à demanda de trabalho e de competências. No que diz respeito ao mercado interno e externo de trabalho, estes estão focando a oferta de trabalho e de competências. Um é a demanda e o outro é a oferta.