Métodos de análise de conflito

Administração de conflitos
10 de abril de 2024

Métodos de análise de conflito

Pode-se desenvolver três métodos de análise de conflito: método clássico; método das relações humanas e método gerencial.

Método clássico: nas teorias clássicas de administração (taylorismo, weberianismo, fordismo) assumiram em seus paradigmas que o conflito pode ser suprimido, desde que haja participação de todos na empresa. Se o conflito se sustentar, a Teoria clássica defende que a causa é a prática de uma postura inadequada para a organização, e essa ação deve ser extinta por meio do aperfeiçoamento de regras e da eliminação das atitudes indesejadas. Dessa maneira a harmonia organizacional se restabelece.

Método das relações humanas: as teorias comportamentalistas tendem a perceber os conflitos como um processo de cura dos relacionamentos entre os indivíduos dentro da organização. Essa teoria defende que o conflito surge em razão de desentendimentos entre as pessoas, e o desafio dos gestores de recursos humanos é direcionar esses indivíduos aos aspectos motivacionais do trabalho. São várias as premissas sobre os tipos de motivação, um fato comprovado na Experiência de Hawthorne é que os indivíduos não são motivados unicamente pelos salários, mas também pelas relações afetivas.

Método gerencial: implica a compreensão de como as organizações atuam na rede de negociações. Esse método é baseado em suposições críticas. Conflito predominante fundamenta-se na hipótese de que o conflito não seja patológico, nem um acidente, mas sim uma falha administrativa. No conflito e barganha, podemos encontrar dois tipos de conflitos; conflito latente que ocorre em condição de oposição permanente das partes envolvidas, interesses divergentes na troca de recursos escassos; e conflito aberto onde as partes discutem itens específicos, quando o conflito se torna mais agudo.

Há outras formas de resolver os conflitos que estão além da negociação, recomendamos que o conflito seja solucionado por meio da negociação, pois essa opção tem se mostrado mais efetiva, por haver trocas de ideias, envolvimento e comprometimento com a solução.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente