O salário é capaz de transformar, de motivar e principalmente de fazer com que as pessoas possam produzir mais ou menos.
Conforme Oliveira (2011): a importância de uma administração de cargos e salários refere-se à política de administração do pessoal, abrangendo imensa gama de mão de obra, qualificada e não qualificada. Sabendo-se que o fator trabalho, da trilogia “natureza, trabalho e capital”, é um dos fatores básicos e devidamente coordenados em que se assenta a estrutura da economia política, no que se refere à macroeconomia e microeconomia, portanto, deve ser bem estudado.
Ao analisarmos a teoria das necessidades criada por Maslow, iremos notar que o salário é um fator motivacional, pois satisfaz as questões voltadas à fisiologia, como a alimentação, vestuário, sobrevivência e segurança. No social, quanto mais dinheiro, maior é a classe social, o prestigio e reconhecimento, além de maior autoestima e autorrealização.
A teoria de Herzberg é dividida entre fatores higiênicos e motivacionais, as questões higiênicas são relacionadas ao programa de benefícios que a empresa oferece aos colaboradores, que são voltados à qualidade de vida no trabalho, a um bom clima organizacional e a um ambiente agradável de trabalho. Os fatores motivacionais estão ligados ao cargo ocupado, ao salário, ao prestígio e ao reconhecimento por parte da empresa na realização do trabalho.
O salário é um agente de transformação motivacional que pode levar os indivíduos a produzir com qualidade, desde que se sintam realizados em sua vida pessoal e profissional.
O salário, se não for bem administrado nas empresas, pode provocar graves erros e riscos comprometedores de produtividade no mercado competitivo. Se a empresa deixa de motivar o colaborador, oferecendo salários e benefícios baixos, ao mesmo tempo deixa de ser atraente no mercado, pois não possui diferencial competitivo para atrair novos talentos.
Quando falamos na importância da administração de salários, estamos falando na função de administrar uma verticalização de salários dentro da estrutura proposta pelos cargos, baseando-se no mercado e na prática dos concorrentes, para que a empresa possa ser competitiva. A empresa remunerando adequadamente, torna-se altamente competitiva e interessante, tornando -se assim um atrativo a mais para que o capital intelectual renovado venha a entrar na empresa.