O Programa de Benefícios estabelece as políticas e as diretrizes que definirão a concessão de benefícios aos profissionais da empresa. Não administra apenas a oferta desses serviços, mensura também continuamente a satisfação dos funcionários em relação ao que é oferecido.
Esses benefícios são auxílios sob forma pecuniária, podendo ser oferecidos espontaneamente pela empresa, além dos exigidos pela legislação trabalhista. Podem atender apenas aos colaboradores da empresa e aos dependentes dos colaboradores. Quanto maior for o conjunto de benefícios oferecidos aos colaboradores, mais atraente se tornará a possibilidade de trabalhar na empresa. Os benefícios visam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, complementando a remuneração e adicionando valor ao cargo. Os benefícios referem-se à oferta de vantagens aos colaboradores, geralmente em relação à proteção e ao cuidado com a saúde e capacitação profissional.
Cabe a consultoria de RH a identificação dos benefícios que são prioritários aos colaboradores de cada empresa. O método de pesquisa em busca da mensuração dos colaboradores em relação ao que é oferecido a título de benefícios é fundamental, para que a empresa não gaste recursos à toa e para que possa continuamente, oferecer aos colaboradores o que é importante para eles.
A concessão de benefícios aumenta a atratividade da empresa aos olhos dos colaboradores. Deve ser analisado cuidadosamente o orçamento da organização para que possa saber quais as reais condições existentes para a concessão de benefícios. Havendo condições financeiras para a concessão de benefícios, a adoção de um programa de benefícios agressivo auxiliará a empresa na captação de bons profissionais.
O programa de benefícios deve ser homogêneo, garantindo benefícios para todos os colaboradores, de forma que obtenha um elevado grau de satisfação, o que resultará em melhorias nos processos organizacionais, no desempenho profissional e na produtividade corporativa.
O programa de benefícios deve ser realizado em relação às reais condições da empresa e incorporar rotinas contínuas de avaliação e aprimoramento dos benefícios. Essas rotinas permitirão, a médio e longo prazo, que a oferta passe por mudanças, sempre para melhorar a concessão e aumentar a satisfação dos colaboradores. A cobertura de benefícios deve passar por constantes avaliações, geralmente pela consultoria de RH designada para essa tarefa.