O líder tem a função de orientar e acompanhar o trabalho de seus liderados.
A liderança facilita o alcance dos objetivos perseguidos pelo grupo e as equipes organizacionais, incluindo a si mesmo. Observando a empresa de forma completa, percebemos que a integração do líder com seus liderados proporciona relacionamentos intergrupais satisfatórios.
A necessidade de um processo de liderança está presente em todos os segmentos da sociedade. A liderança decorre de uma série de características essenciais, como visão do futuro, autocontrole, coragem e valores, a função primordial é a junção das forças e ideias para a realização de um bem comum, por meio da motivação gerada na equipe em que sua influência é exercida.
Essa influência se traduz na busca de atingir os propósitos, a missão e as estratégias estabelecidas na organização. Sem liderança, esses propósitos não são alcançados, já que as empresas são movidas por forças opostas de cooperação e conflito. É preciso estimular a cooperação e direcionar os conflitos para extrair aspectos contributivos de mudança e de criatividade. Isso é liderança.
É importante traçar uma relação entre o líder e seus liderados, baseada na empatia e no respeito, não ultrapassando os limites da relação profissional. O liderado sente-se seguro e motivado quando vê o líder envolvido no projeto no qual está inserido, quando o líder conhece o negócio e transmite esse conhecimento para que o liderado desenvolva bem suas tarefas, e quando permite que o seu liderado faça seu trabalho deixando que se comunique, participe e tome decisões.
Cabe ao líder não somente comunicar os valores, mas manter relações honestas, baseadas em confiança. Garantindo a tradução dos valores e da missão em suas ações e nas decisões concretas do negócio.
Funções como controle, motivação, expressão emocional e informação são considerados básicos nesse processo de relacionamento. São essas características, agregadas à coordenação clara e precisa, que definem uma relação saudável entre pessoas e grupos. A motivação é uma das principais responsabilidades dos líderes.