A Comunicação Interna

Os grupos nas organizações de trabalho
12 de setembro de 2018
A necessidade de um processo de Liderança
24 de setembro de 2018

A Comunicação Interna

A comunicação interna deve ser vista como uma ferramenta que pode propiciar um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente. A comunicação pode fluir de três formas: descendente, ascendente e lateral. (ROBBINS, 2008).

  • Comunicação descendente: acontece nos níveis mais altos para os níveis mais baixos da empresa.
  • Comunicação ascendente: acontece quando escalões mais altos trabalham favorecendo um feedback sobre os progressos, as metas e os problemas da organização.
  • Comunicação lateral: ocorre entre os membros de uma mesma equipe, o que ajuda a economizar tempo, e envolve a coordenação.

Quanto mais canais de comunicação, maior será a possibilidade de inovação e sucesso da empresa.

O líder deve saber comunicar-se, ouvindo os colaboradores e facilitando a  comunicação, entendendo os pontos de vista para poder aconselhar e orientar de maneira adequada.

A comunicação de decisões e ideias deve ser realizado com clareza.  Transmitir a mensagem sem distorções, sem utilizar termos técnicos ou gírias que venham a dificultar o bom entendimento pelo ouvinte.

O líder deve ser firme e objetivo quando se comunicar com seus colaboradores, para que não haja ruídos que atrapalhem a transmissão da mensagem.

A dinâmica organizacional somente é possível quando a empresa assegura que todos os seus membros estejam conectados e integrados, isso só é possível através da comunicação.

Os lideres devem estar atentos para que a linguagem da organização seja a mesma para todos os colaboradores, criando uma relação de confiança em que se possa estabelecer um ambiente de troca, melhorando o clima organizacional e o relacionamento com clientes internos e externos.

Não ficar apenas falando. Ouvir também a outra pessoa, expressando compreensão dos sentimentos. Saber apoiar e encorajar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente