O Líder na Gestão de Pessoas

A Administração de Cargos e Salários não pode ser feita ao acaso
agosto 16, 2018
O comportamento das pessoas na organização
setembro 4, 2018

O Líder na Gestão de Pessoas

O líder na Gestão de Pessoas tem muita importância para o desenvolvimento de relações positivas nas organizações, é um facilitador das relações e é responsável por auxiliar uma equipe no alcance de metas.

Mas o que é liderança? A liderança é a capacidade de influenciar uma pessoa ou uma equipe para alcançar metas e objetivos. A influência é uma transação interpessoal em que um individuo age para modificar ou provocar o comportamento de outro, de maneira intencional. Esse conceito está ligado ao controle, poder e à autoridade, abrangendo todas as maneiras pelas quais se introduzem as mudanças no comportamento de pessoas ou de grupo de pessoas (ROBBINS, 2008).

O líder na gestão de pessoas consegue obter resultados por convencimento e exemplo, motivando-as a alcançarem os objetivos, possui a capacidade de conseguir que seus liderados ultrapassem o que foi estabelecido formalmente.

Os líderes formam e desenvolvem equipes, pois a missão é transmitir credibilidade, capacitar, inspirar, motivar, oferecer colaboração e fortalecer o pessoal por meio de transferência de poder. São capazes de ajustar-se a mudanças, construir visões e manter a estabilidade diante dos desafios e seu comportamento é referência para os liderados.

O líder na gestão de pessoas deve promover ações que envolvam contatos pessoais;  aprender rapidamente, compreender com habilidade e sensibilidade as situações, participar ativamente nas soluções de problemas; deve manter a visão do futuro com as imposições do cotidiano, atuar como um fator de equilíbrio nos momentos adequados; transformar seus sentimentos em expressões perceptíveis para a equipe; permitir e experimentar de forma espontânea as inovações que o meio ambiente organizacional e a equipe proporcionam; deve ter visão, senso prático a respeito de tarefas e metas; confiar na equipe e transmitir credibilidade; promover o inusitado nas percepções dos liderados; deve ser crítico em suas ações; atuar com eficácia nas situações de conflito na equipe; cumprir e fazer cumprir as decisões tomadas em equipe.

1 Comentário

  1. […] O líder na gestão de pessoas deve adotar medidas que acelerem o alcance de resultados. Deve participar de programas de desenvolvimento de liderança, pois é fundamental para qualquer liderança a reciclagem e a atualização. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente