O comportamento das pessoas na organização

O Líder na Gestão de Pessoas
22 de agosto de 2018
O Ciclo Motivacional – identificando as necessidades humanas
5 de setembro de 2018

O comportamento das pessoas na organização

O comportamento das pessoas na organização é complexo e depende dos fatores internos e externos.

Os fatores internos são:  capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente, atitudes, emoções e valores.

Os fatores externos são: ambiente, características organizacionais, sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas organizacionais; integração e aceitação na equipe.

Esses fatores influenciarão diretamente no desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento profissional dos colaboradores, determinando a qualidade da atuação individual e coletiva. Para entendermos melhor, é necessário falar sobre motivação, pois assim fica mais fácil compreender o comportamento das pessoas individualmente ou coletivamente.

Cada pessoa tem uma motivação que varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades internas de cada um. Essas necessidades refletirão diretamente no comportamento das pessoas e esse processo depende basicamente de estímulos.

Para entender melhor esses estímulos, explicaremos três premissas que esclarecem o comportamento humano:

  • O comportamento é causado por estímulos internos e externos que envolvem aspectos hereditários e o meio ambiente, influenciam de forma decisiva o comportamento das pessoas;
  • O comportamento é motivado, é sempre orientado ou dirigido para algum objetivo, e para todo tipo de comportamento existe uma finalidade;
  • O comportamento é orientado para objetivos, é baseado em impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que servem para direcionar os motivos desse comportamento.

Mesmo que o modelo básico de motivação seja o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar de acordo com a percepção do estímulo, porque a motivação varia de pessoa para pessoa.

Vamos entender esse estímulo por meio de um ciclo que se chama ciclo motivacional (CHIAVENATO, 2009).

O ciclo motivacional começa com a identificação de uma necessidade. É uma força dinâmica e persistente, onde a intenção é provocar um comportamento.  Sempre que surgir uma necessidade, surge um estado de tensão, quando o indivíduo rompe seu estado de equilíbrio. Após o estado de tensão, cresce a insatisfação, o desconforto e o desequilíbrio. Esse desequilíbrio leva o individuo a uma ação que tentará suprir a necessidade e provocar um sentimento de satisfação, voltando ao estado de equilíbrio anterior e o comportamento voltará ao ajuste que o ambiente necessita.

1 Comentário

  1. […] O comportamento das pessoas na organização, depende de fatores internos e externos. Os fatores internos decorrem de suas características de personalidade como a capacidade de aprendizagem, motivação, atitudes, gerenciamento das emoções, valores. Os fatores externos, decorrem do ambiente que envolve as características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas organizacionais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente