O Ciclo Motivacional – identificando as necessidades humanas

O comportamento das pessoas na organização
4 de setembro de 2018
Pirâmide de Maslow – Hierarquia das Necessidades
6 de setembro de 2018

O Ciclo Motivacional – identificando as necessidades humanas

O ciclo motivacional começa com a identificação de uma necessidade. Essa necessidade é uma força dinâmica e persistente, a intenção é provocar um comportamento. Sempre que surge uma necessidade, surgem um estado de tensão, quando o indivíduo rompe o estado de equilíbrio.

Depois do estado de tensão, cresce a insatisfação, o desconforto e o desequilíbrio. Esse estado de desequilíbrio leva o indivíduo a uma ação que tentará suprir a necessidade e provocar satisfação.

Se a pessoa não consegue satisfazer suas necessidades por algum motivo, surgirá um obstáculo que provocará uma frustação. O individuo poderá compensar ou substituir o objeto de desejo ou a situação pretendida.

Não encontrando uma saída direta, a tensão buscará uma saída indireta, por meio da agressividade, demonstrações de descontentamento, tensão emocional, apatia ou indiferença, podendo provocar tensão nervosa, problemas cardíacos ou digestivos.

“A satisfação de certas necessidades é temporal e passageira, ou seja, a motivação humana é cíclica; o comportamento é um processo contínuo de resolução de problemas e satisfação de necessidades à medida que vão surgindo.” (CHIAVENATO, 2009).

A identificação das necessidades parte do principio de que o comportamento humano reside no próprio ser humano, isto é, sua motivação para agir e comportar-se vem de forças internas. Algumas dessas necessidades são conscientes outras não.

As teorias mais estudadas e conhecidas sobre a motivação estão relacionadas com as necessidades humanas, um exemplo é a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, ou a Pirâmide de Maslow.

Maslow, psicólogo comportamental, sugeriu existir uma hierarquia de necessidades que funcionava como uma pirâmide. As necessidades são paralelas ao ciclo da vida das pessoas, a pirâmide é constituída por cinco grupos de necessidades. São elas: necessidades fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidades de autoestima e necessidades de autorrealização.

Logo depois de supridas nossas necessidades fisiológicas e de segurança, buscamos satisfazer as sociais, em seguida as necessidades de autoestima, logo após as necessidades de autorrealização.

1 Comentário

  1. A Motivação disse:

    […] O ciclo motivacional é o processo de estímulo que é começado pelo superior hierárquico, o individuo é encaminhado na direção que o permita alcançar os resultados planejados. Apresentam-se seis etapas que começam com o estímulo inicial, que pode derivar do líder hierárquico ou de outras condições favoráveis. Recebido o estímulo, esse impulso será utilizado como propulsão pelo individuo, de forma a fazer frente as suas necessidades identificadas, gerando-se uma tensão e uma grande vontade de atuar. A partir desse ponto, assume-se uma atitude proativa diante dos problemas. É preciso muito esforço, persistência e dedicação para agir e fazer acontecer. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente