A liderança eficaz

Teorias da liderança
março 26, 2019
Estilos de Liderança
junho 10, 2019

A liderança eficaz

A liderança eficaz não tem nenhuma relação com autoridade, e a distribuição de responsabilidade é uma prática constante. Na medida em que ele distribui as responsabilidades, seus esforços concentram-se em coordenar as ações de seus liderados.

Busca-se compartilhar suas decisões e atividades com o grupo e acredita que todos devem participar do planejamento e execução da tarefa. Acredita-se que todos tenham condições de agir com autonomia e responsabilidade.

O exercício da liderança requer habilidade de compreender os elementos que produzem a motivação necessária dos liderados.

“Espera-se do líder a habilidade para sustentar a visão nos momentos em que dificuldades contribuem para enfraquecer o ânimo das pessoas.”(FIORELLI, 2004, P.208.)

O líder deve estar presente nos momentos em que as pessoas podem desanimar e perder a motivação.

É fundamental que o líder:

  • Comunique a visão organizacional;
  • Perceba no horizonte os sinais de alerta sobre os perigos e antecipe-se a eles;
  • Faça análises, com a equipe, das causas de eventuais resultados negativos;
  • Cuide da manutenção das informações sobre os resultados positivos;
  • Manifeste seu contentamento pelas iniciativas que reforçam a persistência em atingir as metas;
  • Persiga a visão empresarial.

O desenvolvimento da liderança constitui-se num autodesenvolvimento da pessoa, cuja manifestação poderosa ocorre no próprio trabalho, ou seja, na própria liderança.

O líder na gestão de pessoas deve adotar medidas que acelerem o alcance de resultados. Deve participar de programas de desenvolvimento de liderança, pois é fundamental para qualquer liderança a reciclagem e a atualização.

Os líderes que conseguem fazer as pessoas mudarem o próprio comportamento exercem um profundo impacto nelas, não apenas em contribuições para a empresa, mas também sobre suas atitudes e seu caráter.

O líder deve comportar-se de maneira neutra, sem prejulgamentos, pois o processo de percepção é subjetivo, podendo sofrer distorções.

A liderança não muda comportamentos, nem atitudes, mas molda os hábitos.

O líder compartilha o desenvolvimento com seus colegas e proporciona o surgimento de novos líderes. O líder é o primeiro a fazer, a ele cabe dar exemplos para que os demais o sigam.

1 Comentário

  1. […] autocrático: reuni em sua prática as características da liderança eficaz, modifica sua atuação no momento da tomada de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente