Os grupos nas organizações de trabalho

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Os grupos nas organizações de trabalho

O trabalho nas organizações somente é possível em equipe. É importante evidenciar os relacionamentos interpessoais, para que as pessoas compreendam que não são autossuficientes, que precisam umas das outras para o alcance de objetivos, sejam organizacionais ou pessoais.

Para que as empresas mantenham-se competitivas e com diferencial, é necessário descobrir como reter e obter a adesão dos colaboradores, além de faze-los estarem dispostos a aprender e a mudar conforme as exigências do mercado e da própria organização.

O conceito de grupo inclui variáveis que estruturam seu funcionamento, como noção de limite, tamanho, tempo, espaço, tarefa. Onde cada componente do grupo assume uma função.

Os grupos nas organizações de trabalho geralmente passam por uma evolução e podem ser formais ou informais.

  • Grupos formais: definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalhos, identificando metas e tarefas. O comportamento dos colaboradores é estipulado e gerenciado de acordo com as metas organizacionais.
  • Grupos informais: não são estruturados formalmente, esses grupos se formam naturalmente.

Os grupos nas organizações de trabalho são agrupamento de pessoas na busca de objetivos organizacionais comuns, onde o alcance é interessante para a empresa e para os colaboradores, todos ganham.

A empresa ganha em produtividade, e o colaborador ganha ao sentir-se importante no processo de produção da empresa. As atividades realizadas devem ser marcadas por um clima organizacional de constante colaboração, onde todos contribuem conforme sua capacidade.

Dessa forma é possível obter um espirito de grupo, observando os seguintes pontos: Identificação clara do objetivo que se pretende alcançar; limites de cada integrante e capacidades positivas de cada um.

“Dentro de uma organização, o elemento mais importante para atingir metas e objetivos é o ser humano. Sem seus colaboradores, a empresa não existe.” (MATTA, 1995).

Por meio dos colaboradores é que as organizações colocam em prática suas tarefas e produzem bens e serviços. Lembrando que três aspectos incidem diretamente nas relações intergrupais, são eles: comunicação, liderança e motivação.

1 Comentário

  1. […] evitarmos os conflitos é necessário compor os grupos nas organizações de trabalho mais homogêneos, com afinidades de pontos de vista, valores e métodos. Essa situação ocorre […]

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