Comunicação no ambiente de trabalho

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Comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação no ambiente de trabalho consiste em transmitir uma informação de um colaborador para outro ou de uma empresa para a outra. Para que isso ocorra, a informação deve ser trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas.

Para uma comunicação eficaz, é indispensável que o destinatário receba e compreenda a informação. Apenas a transmissão da mensagem não significa que houve a comunicação.

A comunicação é o ato de tornar algo comum a muitos, de estabelecer uma corrente de pensamentos ou mensagens dirigidas de um indivíduo para outro, com intenção de informar, persuadir ou dividir.

Por meio da comunicação se realizam as atividades de planejamento, organização, coordenação e controle de trabalho dos colaboradores, de modo que desenvolva e motive o colaborador na empresa, estimulando- o a aumentar sua produtividade e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL, 2001).

A comunicação é responsável por unir os indivíduos que formam a equipe organizacional, estimula o contato entre as diferentes equipes que atuam nas organizações. A fonte da maioria dos conflitos nas relações interpessoais é a falta de comunicação. Sem comunicação eficaz, não temos grupo, somente pessoas isoladas.

As empresas devem desenvolver a capacidade de comunicação entre os líderes e os colaboradores, para o amadurecimento das relações interpessoais, o desenvolvimento de talentos e para o crescimento da empresa.

Quando os conflitos no ambiente de trabalho acontecem a causa geradora é a necessidade da boa comunicação. Os conflitos causam queda na qualidade e na motivação dos colaboradores. Quando existe uma comunicação clara e aberta da liderança com a equipe de trabalho, dificilmente ocorrerá problemas.

Uma comunicação deficiente ou ausente é o boato. Quando a administração não oferece respostas aos colaboradores, eles inventam.

A comunicação interna deve ser vista como uma ferramenta que pode propiciar um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente (ROBBINS, 2008).

Quanto mais canais de comunicação, maior será a possibilidade de inovação e sucesso da empresa. O líder deve saber comunicar-se, ouvindo os colaboradores e facilitando a comunicação, entendendo o ponto de vista para poder aconselhar e orientar de maneira adequada. Deve ser firme e objetivo quando se comunicar com os colaboradores.

A comunicação de decisões e ideias deve ser realizada com clareza, a linguagem da organização deve ser a mesma para todas os colaboradores, criando uma relação de confiança, melhorando automaticamente o clima organizacional.


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