Métodos de capacitação utilizados nos treinamentos

O Treinamento e as mudanças comportamentais
3 de novembro de 2020
Aplicação de treinamentos
1 de março de 2021

Métodos de capacitação utilizados nos treinamentos

Geralmente todas as capacitações promovidas pelas empresas aos colaboradores ocorrem no próprio local de trabalho.

Para as empresas, é bem mais simples não ter que mover os colaboradores, é bem menos oneroso, já que a capacitação em outro local, requer locação de espaço e transporte.

Porém, para realizar as capacitações no local de trabalho pode ser arriscado, pois a empresa corre o risco de ficar desestabilizada e não ter retorno nenhum do investimento que foi feito. E algumas habilidades, para serem bem desenvolvidas, precisam de um espaço novo, diferente de onde se convive diariamente.

Os principais métodos de capacitações realizados no ambiente de trabalho são:

  • Revezamento de funções: os colaboradores passam a conhecer melhor as funções exercidas por seus colegas. Esse tipo de capacitação permite que em caso de ausência de um colaborador, outro poderá substituí-lo. Os colaboradores passam a conhecer uma ampla variedade de trabalhos.
  • Nomeação de suplentes: um colaborador mais antigo vai apresentar ao novato todas as atividades que dizem respeito à função, essa capacitação é conhecida como relação de mentor. O aprendiz trabalha sob a supervisão do colaborador mais antigo.

Tanto no revezamento de funções como na nomeação de suplentes aplica-se a aprendizagem das habilidades técnicas. Para habilidades interpessoais e de soluções de problemas, é indicado a capacitação fora do ambiente de trabalho.

Os métodos de capacitações realizados fora do local de trabalho, podemos citar as aulas expositivas tradicionais, vídeos e os exercícios de simulação.

As aulas expositivas tradicionais são excelentes para transmitir aos colaboradores informações especificas de seus cargos e para desenvolver habilidades técnicas e de solução de problemas.

Os vídeos servem para demonstrar com mais clareza algumas habilidades técnicas que não podem ser apresentadas por meio de outros métodos.

As habilidades interpessoais e de solução de problemas podem ser mais bem trabalhadas por meio de exercícios de simulação.

As capacitações fora dos locais de trabalho podem ser realizadas por consultores externos.

Nas capacitações individuais, há a personalização dos treinamentos. Uma prática muito comum nas grandes corporações. Individualiza a capacitação para ajustá-la ao estilo de aprendizagem de cada colaborador.

Alguns exemplos de estilos de aprendizagem incluem ler, observar, escutar e participar.

Esses estilos de aprendizagem podem ser traduzidos em diferentes métodos, como:

  • Para melhorar a aprendizagem, aos que optam aprender por meio da leitura devem receber livros e outro material para revisar;
  • Aos observadores, deve ser dada a oportunidade de observarem pessoalmente ou por meio de vídeos de outras pessoas exibindo suas novas habilidades;
  • Aos que preferem aprender por meio da escuta, devem ser dado material sonoro para enriquecer seus conhecimentos;
  • Para os que preferem aprender fazendo, oportunidades devem ser possibilitadas para que possam simular e praticar habilidades.

Quando puder identificar num colaborador a melhor forma de aprendizagem, mais fácil será desenvolver um programa de capacitação personalizada.

Os principais métodos de treinamento são:

  • Métodos de rotação de cargos: é um rodízio realizado entre os colaboradores nos diferentes cargos;
  • Métodos de aprendizagem prática: o colaborador conhecerá sua função no próprio posto de trabalho. É uma aprendizagem prática.
  • Método de posições de assessoria: o colaborador auxilia nas mais diversas funções da empresa, podendo conhecer um pouco do trabalho de cada um.
  • Participação em palestras, cursos e seminários: é um dos métodos mais utilizados pelas empresas, apesar do custo ser bem alto. Pode ser aplicado dentro ou fora da empresa.
  • Jogos de empresas: algumas situações que representam o dia a dia da organização são apresentadas de forma lúdica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente