O desenvolvimento profissional dos colaboradores é o alvo principal do planejamento de carreiras. O desenvolvimento profissional dos colaboradores nas carreiras é resultado da conjunção dos dois principais fatores: a disposição do profissional para se qualificar e as oportunidades que lhe são oferecidas.
A disposição está alocada em níveis pelos quais os colaboradores vão passando em sua vida profissional, mediante o amadurecimento do seu aprendizado dentro do segmento de atuação.
Os graus estipulados dentro dos cargos nas empresas fazem com que os colaboradores, venham a agregar valor em sua vida profissional, a isso damos o nome de carreira.
Ter uma carreira sólida está ligado a ter competência, conhecimentos técnicos e de vida. É o capital intelectual.
A responsabilidade no caso de uma carreira, não está apenas no poder que a empresa tem em reconhecer o colaborador. Cabe aos colaboradores se mostrarem e fazer por onde para merecer que sejam notados e promovidos.
O colaborador deve estar preparado em termos de conhecimento, além daqueles adquiridos em outras empresas e o que possui de vida, deve-se fazer o trabalho com maturidade, responsabilidade e concentração para realização de tarefas, ser inovador, mostrando novas soluções e caminhos para resolução de problemas.
Conforme Pontes (2011): Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa. O plano de carreiras, bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa. É possível desenvolver essas trajetórias de várias formas.
O plano de carreira oferecido pela empresa, baseia-se em normas e regras estabelecidas pela empresa, cabe a ela definir se existirá ou não essa ferramenta de valorização do colaborador.
Em pequenas, médias e até grandes empresas, nem sempre existe um planejamento de carreiras. O que prevalece são os interesses de indivíduos que têm um certo contato com colaboradores que os promovem por simpatizarem com eles. Fazendo com que os colaboradores que realmente mereçam uma promoção sejam esquecidos, trazendo a desmotivação para o colaborador.
Conforme Pontes (2011): Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento profissional dos colaboradores. O planejamento de carreira é da responsabilidade do indivíduo. A carreira no aspecto individual tem como partida o autoconhecimento.
Para se fazer um plano de carreira sólido deve-se principalmente à capacidade que o colaborador tem de se preparar para assumir determinadas funções em sua trajetória profissional, por meio dos seus conhecimentos obtidos adicionados ao amadurecimento profissional, interesse e capacidade de demonstrar seu potencial e competência para assumir novas responsabilidades diferenciadas de seu antigo cargo.