O regulamento interno foi substituído pelo Manual do Colaborador, integra o contrato de trabalho, é um documento indispensável no programa de integração de novos colaboradores. O objetivo é propiciar ao novo colaborador a rápida ambientalização da empresa, ocasionando um bom clima organizacional e interação entre o colaborador e a empresa, e facilitando o futuro treinamento.
Deve ser atualizado anualmente e entregue para os colaboradores novos e antigos.
O Manual do Colaborador é fundamental no processo de comunicação, orienta as ações, definindo as normas e regras, atividades, os objetivos propostos pela empresa, através do Manual do Colaborador a empresa estabelece seus princípios éticos e morais, onde desenvolve as regras relacionadas ao ambiente de trabalho, a convivência entre os colaboradores orientando sua atuação quanto as condições do contrato de trabalho e benefícios oferecidos e procedimentos para circunstâncias do dia a dia.
O Manual do colaborador facilita e torna a comunicação interna eficaz, possibilita o conhecimento da cultura organizacional da empresa, estabelecendo critérios que buscam a organização, os direitos e deveres dos colaboradores e a execução dos objetivos da empresa.