O Processo de Comunicação

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O Processo de Comunicação

O processo de comunicação, do ponto de vista empresarial, é entendida como uma função indispensável de pessoas e organizações, onde se conduz uma relação com o meio ambiente organizacional, com os outros, e os processos internos de cada indivíduo.

A comunicação nas relações interpessoais é um processo de interação entre indivíduos, realiza-se de pessoa para pessoa envolvendo interação e didática. Nesse processo, o emissor tem a missão de promover a construção de significados e despertar expectativas na mente de quem está recebendo a mensagem. A compreensão de uma mensagem depende de vários fatores, esses fatores são os motivacionais e subjetivos, estão subordinados a parâmetros pessoais, que incidem sobre o individuo que a está recebendo.

Os elementos da comunicação são: o emissor que tem o papel de emitir a informação e é responsável pela transmissão da mensagem; o receptor   o que recebe a informação do emissor, decodificando-a. Para que haja uma comunicação eficaz, é necessário que o receptor entenda o que a mensagem significa e dê um feedback demonstrando que a entendeu; e a mensagem que é a informação que deve ser transmitida pelo emissor e  compreendida pelo receptor. Esses três são considerados os elementos nucleares no processo de comunicação. Temos outros três elementos importantes: o código é a linguagem utilizada para efetivar a transmissão das mensagens, o canal representa o meio pelo qual a mensagem é transmitida, podem ser escritos, orais, digitais etc; e o contexto que representa as circunstâncias nas quais a comunicação se estabelece.

As mensagens podem ser transmitidas pelas formas verbal e não verbal. A forma verbal representa a forma de comunicação mais usada, é a mais comum, é classificada em oral e escrita.  A forma não verbal utiliza-se de gestos, expressões faciais ou corporais, desenhos ou gráficos.

A eficácia do processo de comunicação depende de um outro fator importante, o ruído, que pode ser responsável pela não concretização do intuito de informar, como também fazê-lo de forma equivocada, podendo chegar ao receptor de forma distorcida.

Os fatores que garantem uma perfeita comunicação são: linguagem acessível; canal de fácil compreensão; boa relação entre emissor e receptor; conteúdo familiar; uso de mais de um tipo de canal de transmissão e clareza nas informações.

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