Atualmente as modernas ferramentas de treinamento de pessoas para desenvolver a capacidade intelectual dos colaboradores, e para tentar descobrir os talentos importantes para o crescimento organizacional, são escolhidos de acordo com as necessidades reais. Por meio de pesquisas e observações internas, as empresas detectam com que podem colaborar. Oferecer um treinamento que a empresa presume ser importante pode ser um investimento mal aplicado, pois, muitas vezes o que se julga ser necessário para o cliente interno pode não agregar nenhum tipo de valor. Deve ser feito o levantamento de necessidade de treinamento.
O treinamento tem abordagem de curto prazo e visa atender necessidades específicas, tendendo para questões mais técnicas, o desenvolvimento possui abordagem de longo prazo e tende para questões mais estratégicas da organização.
As habilidades podem ser classificadas em quatro grandes categorias. A maioria dos programas de capacitação tem o objetivo de modificar uma das habilidades descritas a seguir:
O ambiente organizacional também é importante, pois influencia diretamente o bom aproveitamento do treinamento ofertado.
Para que o desempenho dos colaboradores coincida com o esperado pelas empresas, o ambiente organizacional deve estar estruturado em três formas de relacionamento, que deverão estar interconectadas: colaborador e direção, colaborador e suas tarefas e colaborador e demais colegas.
Quando o colaborador percebe que existe uma preocupação por parte da empresa em lhe oferecer uma capacitação ele passa a trabalhar de forma mais motivada.
Nunca é insuficiente investir em treinamento e desenvolvimento para tentar tornar os colaboradores mais felizes em seus trabalhos. Porém, para a empresa alcançar os resultados esperados, esses programas de treinamento devem acontecer sistematicamente e não de forma pontual ou isolada.