O treinamento como um meio de desenvolver pessoas

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O treinamento como um meio de desenvolver pessoas

Atualmente as modernas ferramentas de treinamento de pessoas para desenvolver a capacidade intelectual dos colaboradores, e para tentar descobrir os talentos importantes para o crescimento organizacional, são escolhidos de acordo com as necessidades reais. Por meio de pesquisas e observações internas, as empresas detectam com que podem colaborar. Oferecer um treinamento que a empresa presume ser importante pode ser um investimento mal aplicado, pois, muitas vezes o que se julga ser necessário para o cliente interno pode não agregar nenhum tipo de valor. Deve ser feito o levantamento de necessidade de treinamento.

O treinamento tem abordagem de curto prazo e visa atender necessidades específicas, tendendo para questões mais técnicas, o desenvolvimento possui abordagem de longo prazo e tende para questões mais estratégicas da organização.

As habilidades podem ser classificadas em quatro grandes categorias. A maioria dos programas de capacitação tem o objetivo de modificar uma das habilidades descritas a seguir:

  • Conhecimentos elementares – proporcionar habilidades básicas, como leitura e matemática elementar;
  • Conhecimentos técnicos – a oferta de capacitações deve estar direcionada para a melhoria das habilidades técnicas dos colaboradores;
  • Conhecimentos interpessoais – dentro da organização, todos os colaboradores fazem parte de um determinado setor ou departamento, onde há outros colaboradores, ninguém trabalha de forma isolada;
  • Conhecimentos para solução de problemas – solucionar problemas no trabalho é atividade constante para qualquer colaborador que não desempenha tarefa repetitiva, independentemente de ocupar cargo de chefia ou não.

O ambiente organizacional também é importante, pois influencia diretamente o bom aproveitamento do treinamento ofertado.

Para que o desempenho dos colaboradores coincida com o esperado pelas empresas, o ambiente organizacional deve estar estruturado em três formas de relacionamento, que deverão estar interconectadas: colaborador e direção, colaborador e suas tarefas e colaborador e demais colegas.

Quando o colaborador percebe que existe uma preocupação por parte da empresa em lhe oferecer uma capacitação ele passa a trabalhar de forma mais motivada.

Nunca é insuficiente investir em treinamento e desenvolvimento para tentar tornar os colaboradores mais felizes em seus trabalhos. Porém, para a empresa alcançar os resultados esperados, esses programas de treinamento devem acontecer sistematicamente e não de forma pontual ou isolada.

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