Equipe é um tipo especial de grupo onde evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades.
Para que o trabalho em equipe apresente os resultados esperados pelas organizações e pelos próprios integrantes da equipe, existe algumas condições individuais. Por exemplo, a competência para trabalhar com outras pessoas, a atuação em equipe e o trabalho em uma determinada equipe. Para que esse desenvolvimento aconteça, leva-se em consideração as exigências individuais e as da equipe.
O desempenho da equipe de trabalho depende do entrosamento existente entre seus integrantes, incluindo as características pessoais, os valores, ideologias, conhecimentos e experiências que devem ser disponibilizados e reunidos de forma que estabeleçam as condições para que o desempenho e os resultados sejam os melhores possíveis.
Os grupos nas organizações de trabalho, compreende diversos subgrupos, formados com algumas variáveis, como a estrutura organizacional, atividade, tarefas, interesses e afinidades. A motivação em um grupo depende do interesse pessoal de seus componentes.
Os grupos formais ou informais, poderão formar outros subgrupos. O desempenho de um subgrupo, não depende somente da competência de seus integrantes, mas das diversas formas como ele interage com os demais grupos organizacionais.
Para entender melhor os diversos tipos de subgrupos que se formam em uma organização, necessário se faz considerar uma particularidade importante, contrariamente ao que acontece com os demais grupos que optamos por integrar, a entrada em alguns subgrupos organizacionais não é voluntária.
Optamos por estar em uma organização quando nos candidatamos a trabalhar nela, o grupo no qual desempenharemos nossas atividades profissionais é determinado pelo grupo organizacional, que alocará de acordo com a necessidade, obedecendo uma estrutura organizacional ou organograma.
Nesses subgrupos serão realizados durante o período de trabalho na empresa, as trocas profissionais e sociais. A partir da entrada nesses grupos determinados pela organização, naturalmente passa-se a participar de outros subgrupos, escolhidos por vontade própria. Onde busca-se atender ao próprio bem estar. É uma busca livre e individual, sem relação com o organograma da empresa.
Os subgrupos podem ser formais ou informais; o desempenho de um subgrupo não depende da competência dos integrantes, depende da forma como estes grupos interagem com os demais subgrupos da organização.
Os subgrupos formais são caracterizados por terem sua formação realizada pela empresa.
Os subgrupos informais são caracterizados por não terem nenhum tipo de chefia, a sua formação acontece por vontade própria de seus membros. Nascem dos grupos formais e são classificados em grupos de interesse e grupos de amizade.
1 Comment
[…] de estranhos: incluir nos grupos e equipes organizacionais, os colaboradores que tenham históricos, valores diferentes daqueles que podem aumentar os […]