Segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho são fatores principais para o colaborador e a organização, criar condições físicas e psicológicas saudáveis para o bom exercício das atividades laborais, atender as responsabilidades legais e morais assegurando um local de trabalho seguro tanto no aspecto físico quanto mental é a garantia de um retorno em forma de produtividade, qualidade, comprometimento e envolvimento.
A qualidade de vida no trabalho na verdade é um estilo de gestão que visa melhorar o ambiente de trabalho, devem ser desenvolvidas por profissionais de recursos humanos. E a sua aplicabilidade e planejamento deve ser executada em parceria com os gestores. É um requisito básico para melhorar o desempenho dos colaboradores.
A qualidade de vida no trabalho é diretamente proporcional ao desempenho dos colaboradores, se a sua equipe está satisfeita e motivada com os processos de trabalhos adotados, alcançará a produtividade. É um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Desenvolver ações de qualidade de vida no trabalho, possibilita a redução do turnover, o aumento desse indicador representa uma ameaça à saúde organizacional. Os colaboradores ficarão mais satisfeitos o que permitirá melhorar o clima organizacional, tornando o mais leve e agradável, melhorando a produtividade, motivação, a imagem corporativa e redução do absenteísmo.
Algumas ações que permitem uma boa qualidade de vida no trabalho e aumentam os níveis de satisfação dos colaboradores são: seleção do colaborador adequado para cada cargo o que permitirá ao colaborador desenvolver uma alta performance; oportunidade de crescimento; boa remuneração salarial; flexibilização do horário de trabalho; bons relacionamentos no ambiente de trabalho com colegas e superiores; acompanhamento do desempenho; reconhecimento pelo trabalho, feedback das atividades, igualdade de oportunidades; garantia de um bom programa de benefícios e condições favoráveis de trabalho; ginástica laboral; dia de folga no dia de aniversário do colaborador; massagem laboral; ergonomia; integração social e interna.