Turnover

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Turnover

O Turnover é a alta rotatividade de colaboradores. É considerado um dos indicadores mais importante de desempenho. O turnover deve ser periodicamente medido, acompanhado e comparado. Pode decorrer dos seguintes fatores: baixa remuneração, más condições de trabalho, insatisfação com as atividades desenvolvidas seja pelo excesso de rotina ou pela falta de perspectiva de crescimento, falha de comunicação no ambiente de trabalho e conflitos nas relações interpessoais, problemas na gestão de pessoas, insatisfação com a liderança da empresa, tratamento diferenciado de colaboradores, trabalho até a exaustão, cultura organizacional tóxica, clima organizacional ruim, mercado de trabalho aquecido, inadequação do perfil à vaga e pouca experiência. Esses fatores desmotivam o trabalhador a permanecer na empresa.

As situações que geram turnover é quando o colaborador pede demissão ou quando é demitido. O impacto disso são o aumento dos custos de recrutamento e treinamento do novo colaborador, bem como os decorrentes de rescisão contratual.

O turnover é um momento onde deve-se rever a situação da empresa, deve-se identificar as falhas e renovar as equipes de trabalho. As pesquisas de clima organizacional são as mais recomendadas para se fazer essa análise, onde é possível analisar se os colaboradores estão motivados, quais as expectativas e se existe algum problema de relacionamento.

Empresas com alto índice de turnover perdem em termos de produtividade, faturamento e lucros.

Determinadas medidas podem ser praticadas para a prevenção do turnover: criação de políticas e programas motivacionais, revisão e análise constante de salários e do programa de benefícios, criação de um plano de carreira, avaliação do perfil comportamental, programas de treinamentos e reciclagem, criação de um ambiente de trabalho agradável e confortável, cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho, realização de eventos de socialização.  Enfim, alinhar o colaborador à cultura organizacional da empresa, pois a cultura organizacional diz exatamente como os colaboradores pensam e agem e isso permitirá desde o inicio que o colaborador entenda o porque de estar naquela empresa.

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