Para a elaboração do planejamento do treinamento e desenvolvimento é primordial a identificação do potencial dos colaboradores envolvidos. Devem-se conhecer:
As formas de desenvolvimento de competências são diferencias pela sua natureza e meios a serem utilizados. No planejamento do treinamento, serão aplicadas estratégias diferenciadas.
Os conhecimentos são adquiridos por meio de estudos, do ensino formal nas escolas, através do autodidatismo.
As habilidades são adquiridas não só com conhecimentos, mas com as experimentações e exercícios.
Os comportamentos dependem de uma disposição pessoal em aperfeiçoar-se, bem como dos feedbacks que informarão os progressos e deficiências de comportamento, possibilitando o reforço que está caminhando bem e o ajuste do que não está indo tão bem.
Os resultados do programa de treinamento devem ser previamente estabelecidos, pois num processo de planejamento de treinamento, ou seja, as mudanças de comportamento e mudanças de desempenho esperadas, nos processos e rotinas desempenhadas pelos treinados, são os objetivos maiores a serem monitorados e medidos.
Não há como planejar sem orçar o custo do treinamento, devido a escassez histórica dos recursos materiais disponíveis na organização.
O programa de treinamento deve ter um profissional responsável, a quem caberá gerenciar todo o programa de treinamento. Planejar, organizar, dirigir e controlar os resultados do programa. O sucesso do programa de treinamento depende diretamente da capacidade de gestão do responsável pelo programa.
O planejamento do treinamento deverá estabelecer os programas de acordo com as habilidades e os comportamentos a serem treinados e desenvolvidos versus os talentos identificados em cada um dos treinandos envolvidos.