A Organização e as Pessoas

A filosofia dos stakeholders
31 de março de 2020
A Administração de Pessoas
30 de abril de 2020

A Organização e as Pessoas

Organizar consiste numa atividade administrativa voltada para a obtenção da otimização dos recursos humanos, recursos materiais e recursos tecnológicos, utilizando-se de técnicas cientificas envolvendo aspectos comportamentais e instrumentais, dos ambientes interno e externo.

A estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das divisões da organização.

De acordo com Daft (2002), a importância das organizações consiste em:

  • Aportar recursos para alcançar metas e resultados desejados;
  • Gerar bens e serviços com eficiência;
  • Promover a inovação;
  • Aplicar tecnologia avançada de fabricação e de informação;
  • Adaptar-se e influenciar o ambiente turbulento e em transformação constante;
  • Agregar valor para os acionistas, clientes e colaboradores;
  • Enfrentar os crescentes desafios da diversidade, ética, motivação e sinergia entre os colaboradores.

As organizações são tratadas também como sistemas e Daft (2002) distingue o estudo das organizações entre sistemas abertos e fechados.

Sistemas fechados são aqueles que não dependem de seu ambiente; eles seriam autônomos, encerrados e isolados do mundo externo. Esse tipo de sistema não é viável a sua existência pois a única maneira de encará-lo é como aquele que mantém apenas uma relação restrita com o seu ambiente.

Os sistemas abertos tangem as organizações que devem interagir intensamente com o ambiente para sobreviver. Importa e exporta recursos para o ambiente, modificando-o e devendo se modificar continuamente para se adaptar a esse ambiente dinâmico e mutável (DAFT, 2002).

O recurso mais importante a ser disponibilizado na organização é o humano, denominado de capital intelectual pela sua característica diferencial de transformar dados, informações em conhecimentos, gerando um ciclo correto de produção de inteligência.

As organizações foram criadas para facilitar os arranjos dos recursos disponíveis para satisfazer as necessidades humanas. Administrar as organizações é realizar o trabalho necessário por meio das pessoas. São formadas por recursos, entre os quais ganham importância os recursos humanos.

As organizações são dependentes das pessoas em função da necessidade de planejamento, organização, direção e controle, que são indispensáveis para caracterizar a função de administração.

A ajuda das pessoas, visa contribuir para a formação dos sistemas sociais, caracterizando os grupos com a sua personalidade, individualidade e objetivos individuais. Contribui categoricamente para a formação da cultura da organização com seus valores, inspirações, motivação e atitude diante dos desafios propostos no dia a dia.

Considerando as pessoas como recursos organizacionais, analisamos a divisão do trabalho e o nível de separação das tarefas na organização do trabalho. Tudo vai depender das habilidades, capacidades, experiências e destrezas de cada pessoa envolvida ou do grupo que está sendo estudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente