A Administração de Pessoas

A Organização e as Pessoas
20 de abril de 2020
Administração de Recursos Humanos
12 de junho de 2020

A Administração de Pessoas

A administração de recursos humanos, atualmente chamada gestão de pessoas, visa lidar com as pessoas como indivíduos, suas peculiaridades e características particulares e trata as pessoas como importantes recursos organizacionais.

O termo gestão de pessoas é mais moderno, abrangente e tende a substituir o termo administração de recursos humanos, que lembra a visão antiga de pessoas como recursos produtivos, materiais e tecnológicos.

A gestão de pessoas corresponde ao conjunto de atividades que forma a função capaz de gerar sinergia e colaboração entre as pessoas que atuam nas organizações, por meio do alinhamento dos seus objetivos individuais com os objetivos organizacionais.

As pessoas cumprem papeis admiráveis e complicados dentro das organizações, não se limitam a execução mecânica de tarefas, é a força pensante, responsáveis pela assimilação, crítica e solução de problemas.

O mais importante na gestão de pessoas está em solicitar a participação das pessoas em todos os níveis: estratégico, tático e operacional. Como gestores, esquematizando, estabelecendo, administrando e controlando, tomando decisões para a solução de problemas.

O nível estratégico relaciona-se ao desempenho institucional, que abrange decisões e atos que envolvem a empresa como um todo. Envolve a definição e o monitoramento dos objetivos organizacionais, que vão direcionar a organização como um todo em busca de grandes alvos, a longo prazo.

O nível tático está relacionado ao desempenho de cada área funcional e a definição das contribuições de cada uma para a consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no nível superior.

O nível operacional abrange o nível de execução existente em todas as áreas funcionais da organização. Cada objetivo tático será decomposto em diversos objetivos operacionais, que serão transformados em metas operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente