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Administração de Recursos Humanos

A administração de recursos humanos é uma função que reúne técnicas administrativas voltadas a obter, desenvolver e manter as pessoas preparadas e motivadas para cumprirem atividades importantes ao funcionamento das organizações.

Ao cumprirem essa missão, estabelecem um sistema com as funções de:

  • Preenchimento de cargos (recrutá-los);
  • Treinamento e desenvolvimento (prepará-los);
  • Motivação (estimulá-los);
  • Manutenção (mantê-los);

Ao exercer a função a área de RH, atinge os objetivos propostos que são:

  • Preenchimento de cargos: planejamento estratégico de recursos humanos, recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento: orientação, treinamento do empregado, desenvolvimento do empregado e desenvolvimento de carreira;
  • Motivação: aplicação de teorias de motivação e desenho do cargo, avaliação de desempenho, recompensas e remuneração, benefícios dos empregados;
  • Manutenção: segurança e saúde, comunicações, relações com os empregados.

Segundo Chiavenato (2005), a gestão de pessoas consiste num sistema integrado, contendo processos dinâmicos e interativos:

  • prover pessoas;
  • aplicar pessoas (socialização, descrição e análise de cargos, avaliação);
  • manter pessoas;
  • desenvolver pessoas;
  • monitorar pessoas.

Os processos integrados de administração de recursos humanos:

  1. Provisão: consiste em agregar pessoas à organização, visa determinar quem irá trabalhar na organização (recrutamento e seleção. Compreende atividades de pesquisa de mercado de trabalho, recrutamento dos profissionais enquadrados no perfil requerido pelo solicitante, seleção daquele que apresenta a melhor perspectiva de êxito no desempenho das tarefas necessários ao cargo;
  2. Aplicação: é o processo que determina o que as pessoas farão na organização, a responsabilidade de descrever o desenho de cargos; indicar atribuições, requisitos de habilidades e responsabilidades, direitos e deveres. Integração dos novos colaboradores e os procedimentos para avaliar o desempenho de cada um.
  3. Manutenção: definição de recompensas às pessoas, trata dos aspectos que envolvem a remuneração e os benefícios;
  4. Desenvolvimento: apoio e preparação para o desenvolvimento das pessoas dentro da organização, criando estímulo constante para aperfeiçoamento profissional e pessoal, tanto individualmente como em grupo, em todos os níveis hierárquicos. Conhecido como treinamento e desenvolvimento.
  5. Segurança: visa estabelecer disciplina e segurança, bem como a qualidade de vida no trabalho.
  6. Monitoração: acompanhamento das atribuições dos profissionais na organização, identificando os pontos fortes e fracos.

1 Comentário

  1. […] A administração de recursos humanos, atualmente chamada gestão de pessoas, visa lidar com as pessoas como indivíduos, suas peculiaridades e características particulares e trata as pessoas como importantes recursos organizacionais. […]

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