A cultura organizacional é um padrão de premissas básicas compartilhadas que foram aprendidas por um grupo, na medida que resolveram seus problemas de adaptação externa e integração interna, é um aprendizado em conjunto com um grupo.
É um conjunto de valores e pressupostos que determinam o seu modo de vida, desenvolvido pelos seus participantes.
A cultura organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, pode parecer estática devido ao período de prevalência de determinados valores e crenças. Sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas. Embora algumas organizações consigam renovar constantemente a sua cultura, mantendo a sua integridade e personalidade, a grande maioria permanece por longos períodos com a cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.
Com uma cultura organizacional forte proporciona os seguintes benefícios: colaboradores altamente engajados que se identificam com a missão da empresa, participativos; colaboradores mais felizes e satisfeitos pois trabalham em um ambiente com os mesmos valores que os pessoais; colaboradores mais produtivos, pois a boa cultura organizacional e um bom clima organizacional resulta no aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento) da empresa; diminuição do turnover alinhado aos valores culturais e com as habilidades técnicas dos colaboradores diminui o índice de colaboradores que se desligam da empresa.
É necessário a criação de um ambiente organizacional agradável proporcionando o bem estar dos colaboradores.
Para construir a cultura organizacional da sua empresa primeiramente é preciso entender quem é a empresa de fato, diagnosticando a Missão, Visão e Valores. Não basta conduzir uma pesquisa de clima organizacional acreditando que ali terá uma resposta.
Ter disciplina e manter alguns processos na sua empresa é importante para conservar uma cultura organizacional forte.
É necessário que haja reuniões semanais com todos os colaboradores da empresa para avaliar quais são os comportamentos desejados e quais não são aceitos. Proporcione um espaço para que os colaboradores tirem suas dúvidas ou façam denúncias. Os líderes são exemplos. O feedback individual alinhando os acontecimentos da semana, o que deu certo e o que deu errado e o que se espera para a próxima semana. Oferecer um programa de benefícios aos colaboradores melhores do que se oferecem no mercado.
Deve-se contratar colaboradores alinhados a cultura organizacional da empresa, pois os colaboradores são cultura. É importante que os valores da empresa sejam transmitidos ao novo colaborador com um programa de integração bem feito. Com isso, teremos a diminuição de desligamentos e uma maior facilidade em contratar talentos.