As relações interpessoais acontecem num ambiente que recebe a interferência dos indivíduos. Esse ambiente pode ser interno ou externo. Essas relações irão ditar a forma como a organização se desenvolve. A organização é composta por um agrupamento de pessoas que devem cumprir metas organizacionais e individuais.
“Cada organização tem a sua cultura organizacional ou cultura corporativa. Para se conhecer uma organização, o primeiro passo é conhecer sua cultura.” (CHIAVENATO,2009, p. 86).
Fazer parte de uma organização significa ser integrante desse ambiente, por isso é fundamental assimilar essa cultura. Assim o colaborador atua no desempenho de uma função, desenvolve sua carreira e faz parte das metas e dos objetivos individuais e organizacionais.
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos indivíduos que pertencem à empresa. Onde é compartilhado um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores e atitudes.
Os aspectos formais e abertos são:
Os aspectos informais e ocultos são:
Os aspectos informais são difíceis de alterar ou de transformar a cultura organizacional, já os aspectos formais são mais fáceis de mudar.
Cada empresa tem seu próprio ambiente organizacional, a sua cultura. O clima organizacional existente entre as pessoas que convivem nesse meio ambiente, está diretamente relacionado ao grau de motivação dos participantes.
Esse clima organizacional afeta o comportamento das pessoas, que por sua vez afeta o próprio desempenho nos negócios.
Conforme Chanlat (2001, Pp.27), “O ambiente externo influencia as relações por concentrar toda a bagagem pessoal dos indivíduos que constituem o grupo chamado organização”. Outras variáveis como fatores econômicos, tecnológicos, culturais também fazem parte do ambiente externo e tem atuação direta nas relações interpessoais. (CHANLAT, 2001)
Podemos observar com que intensidade o ambiente organizacional influencia as relações interpessoais, no qual um clima de confiança mútua, e cooperação é ótimo para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e de relações positivas e duradouras, beneficiando tanto os colaboradores como a empresa.
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[…] O ambiente organizacional também é importante, pois influencia diretamente o bom aproveitamento do treinamento ofertado. […]