O Treinamento no âmbito organizacional

Políticas de Administração de Recursos Humanos
17 de agosto de 2020
Modelo de aprendizado S.A.B.E.R
24 de setembro de 2020

O Treinamento no âmbito organizacional

As organizações estão apostando em programas de desenvolvimento progressivo de carreiras, apoiando os colaboradores no crescimento contínuo de suas capacidades e conhecimentos. Esse apoio inclui:

  • Comunicação clara aos colaboradores quais as metas e estratégias futuras da organização;
  • Criação de oportunidade de crescimento, com a possibilidade do colaborador assumir novas e importantes funções;
  • Assistência financeira, como o pagamento integral ou parcial de cursos de capacitações, faculdades, entre outros.

Dessa forma os objetivos organizacionais e os objetivos individuais serão alcançados simultaneamente.

O treinamento quando aplicado no âmbito organizacional, deve tentar possibilitar aos colaboradores o alcance de novas habilidades, diferentes conhecimentos, mudanças nas atitudes, em prol de um desenvolvimento próprio. Investir em treinamento de pessoas representa uma grande redução em seus custos, pois os colaboradores bem preparados estarão habilitados ao trabalho, evitando desperdícios e acidentes de trabalho.

De acordo com Chiavenato (2002), treinamento “é um processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”.

O profissional de hoje deve ter visão holística, ser autodidata e responsabilizar-se pelo próprio desenvolvimento profissional (modelo de aprendizado S.A.B.E.R), aprender a aprender, educar-se continua e objetivamente, praticar a autogestão e estar pronto a assimilar, antecipar e produzir as mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente