Os conflitos organizacionais

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Os conflitos organizacionais

Os conflitos organizacionais são provocados geralmente por conflitos pessoais. Os conflitos existenciais podem variar muito em forma e amplitude, decorrem do fato de divergências entre as pessoas, pois cada um tem interesses, objetivos e pontos de vista diferentes. A solução não maioria das vezes ocorre de forma serena quando se busca solucionar o impasse de modo que todos os envolvidos fiquem satisfeitos. Entretanto, nem sempre a solução é como se espera, e um simples conflito pode transformar-se num problema difícil de relação entre duas pessoas.

Como os indivíduos são desiguais e as organizações também, os conflitos são atribuídos de acordo com as interações que ocorrem entre duas pessoas ou diferentes grupos, quando a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas do processo. Todo conflito tem, em seu bojo, forças construtivas, que levam à inovação e à mudança, e forças destrutivas, que levam ao desgaste e a oposição. É por isso que a ausência de conflito significa acomodação, apatia e estagnação, pois ele existe porque há visões e interesses diferentes que normalmente se chocam. Assim, sob certo ponto de vista, a existência de conflitos significa a existência de dinamismo e de forças vitais que se chocam (CHIAVENATO, 2009).

Nas relações interpessoais, o conflito vai muito além de um simples desencontro de objetivos. Isso é o resultado da tentativa de uma das partes de impedir que o outro alcance suas metas. Segundo Chiavenato (2009), o que caracteriza um conflito é o fato de este ser uma interferência ativa ou passiva, porém o autor ressalta que é sempre um ato deliberado com o objetivo básico de boicotar a outra parte.

Os conflitos nas relações interpessoais e organizacionais evidenciam que existem ideias, sentimentos, atitudes e interesses que colidem. Ao falarmos de acordo, aprovação, coordenação, resolução, consentimento, harmonia, opiniões e ideologias, não devemos nos esquecer de que estamos falando também de pessoas, e isso inclui o desacordo, a desaprovação, a dissenção, o desentendimento e a discordância.

1 Comentário

  1. […] atitudes podem resultar em uma nova proposta de resolução de conflitos nas relações interpessoais do tipo “ganha-ganha”, um bom senso que privilegia os interesses dos stakeholders, e consegue […]

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