A administração dos conflitos interpessoais

Os conflitos organizacionais
26 de novembro de 2018
Como evitar e reprimir os conflitos
19 de janeiro de 2019

A administração dos conflitos interpessoais

A administração dos conflitos interpessoais, deve ser pautada por atitudes de respeito mútuo. É importante ressaltar que respeito não tem relação com autoritarismo, o que tornaria o conflito ainda mais intenso.

A seguir alguns estilos de administração de conflitos:

  • Estilo evitar: tentar fazer com que o conflito não se instale;
  • Estilo calmo: admite a existência do conflito, porém não está controlado e não necessita de interferência;
  • Estilo ditador: a tentativa de solução dá-se mediante a imposição de um comportamento, sem espaço para negociação;
  • Estilo compromisso: com o compromisso imposto, alcançamos algum benefício;
  • Estilo colaborador: tentativa de chegar ao ponto mais satisfatório para ambas as partes, para obtenção da colaboração mútua.

A responsabilidade pela resolução dos conflitos cabe à liderança. No entanto, cada membro da equipe é responsável pelo rumo que as divergências podem tomar, contribuindo ou não para a evolução e as consequências construtivas ou destrutivas do conflito.

Essa habilidade é pouco desenvolvida nas organizações, e até mesmo nos programas de treinamento de pessoas e desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Para adquirirmos habilidade em lidar com os conflitos nas relações interpessoais, é necessário conhecermos o conflito, os seus conceitos, todo o processo que o gerou, até chegar o momento de escolher as técnicas de resolução e estimulo de conflito para a solução do problema específico.

Existem casos de situações em que níveis baixos ou moderados de conflito podem melhorar a eficácia da equipe. A maioria das pessoas tem a dificuldade de pensar no conflito como algo construtivo.

Os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade das decisões, estimulam a criatividade e a inovação, e encorajam o interesse e a curiosidade da equipe de trabalho.

O conflito pode melhorar a qualidade do processo decisório, permitindo que todos os pontos sejam avaliados nas decisões importantes.

O conflito estimula a criação de novas ideias, promovendo a reavaliação das metas e atividades do grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente