Técnicas de resolução e estímulo de conflitos

Aguçar as divergências em conflito e transformar as diferenças em resolução de problemas
28 de janeiro de 2019
Teorias da liderança
26 de março de 2019

Técnicas de resolução e estímulo de conflitos

As técnicas de resolução e estimulo de conflitos devem ser utilizadas conforme a circunstância que se exibe na organização.

As técnicas de resolução de conflitos são:

  • Resolução de problemas:  promove encontros com as partes conflitantes, com o propósito de identificar e resolver o problema por meio de discussão aberta, pode ser feito com dinâmicas de grupo ou reuniões.
  • Metas superordenadas: preveem a criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a colaboração das partes conflitantes.
  • Expansão de recursos: quando o conflito é causado por escassez de recursos. Devemos desenvolver uma proposta para lidar com as situações que são um problema.
  • Não enfrentamento: evitar e reprimir os conflitos.
  • Suavização: minimizar as disputas entre as partes conflitantes, trabalhando os interesses em comum.
  • Concessão: cada uma das partes em conflito abre mão de algo precioso em nome do bem comum.
  • Comando autoritário: a administração usa a autoridade formal para resolver o conflito, informando a decisão às partes envolvidas.
  • Alteração de variáveis humanas: por meio de técnicas de mudança comportamental, um treinamento focado nas relações interpessoais, a fim de alterar as atitudes e os comportamentos ocasionadores do conflito.
  • Alteração de variáveis estruturais: mudanças na estrutura formal da organização, por meio do redesenho de atribuições.

Devemos aceitar conflitos para trabalharmos as disputas individuais e coletivas.

As técnicas de estímulos de conflitos são:

  • Comunicação: a utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras aumentam os níveis de conflito.
  • Inclusão de estranhos: incluir nos grupos e equipes organizacionais, os colaboradores que tenham históricos, valores diferentes daqueles que podem aumentar os conflitos.
  • Restruturação da empresa: o realinhamento dos grupos de trabalho, alteração de regras e regulamentos, e mudanças estruturais que rompam o silêncio podem estimular os conflitos.
  • Nomear um “ advogado do diabo”: indicar um crítico que discuta, as posições defendidas pela maior parte do grupo estimulará os conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente
Abrir bate-papo
Olá
Como podemos ajudá-lo?