Universidade Corporativa

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Universidade Corporativa

O treinamento de pessoas sempre teve como foco principal a mudança de comportamento do colaborador diante dos desafios diários, o treinamento comportamental e a alteração de procedimento de acordo com as novas necessidades tecnológicas ou metodológicas no caso do treinamento técnico.

A universidade corporativa deve primar por ensinar o “aprender a aprender”, desta forma, além da formação profissional, comportamental e técnica, forma cidadãos que sabem aprender, postura indispensável na era do conhecimento.

Segundo Marquez (2002 apud VELOSO, 2013, P. 3), a missão da universidade corporativa consiste em:

Formar e desenvolver os talentos humanos na gestão de negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio da aprendizagem contínua e ativa, de modo a garantir a sustentabilidade das organizações.

 

O desenvolvimento de universidades corporativas foi também influenciado pela:

  • Rápida obsolescência da informação;
  • Capacidade de desenvolver novas competências para estar em condições de atender as contínuas exigências e desafios impostos no mercado de trabalho;
  • Formação global, evidenciando-se a necessidade de formar pessoas com visão global e perspectiva internacional dos negócios.

As universidades corporativas são, uma poderosa ferramenta de qualidade e geradoras de competitividade, por meio da integração do desenvolvimento dos talentos dos colaboradores e as estratégias empresariais.

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento profissional dos colaboradores que objetiva desenvolver as competências, o aprendizado organizacional e atingir o público interno e externo, com aumento de competividade.

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