Qual a importância dos Grupos de Trabalho

Pirâmide de Maslow – Hierarquia das Necessidades
6 de setembro de 2018
A Estrutura Organizacional
11 de setembro de 2018

Qual a importância dos Grupos de Trabalho

Afinal o que são grupos de trabalho? Qual a importância dos grupos de trabalho?  “Um grupo é definido como dois ou mais individuo, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo.” (ROBBINS, 2008).

Definimos grupo como um conjunto de pessoas com objetivos comuns que se reúnem por afinidades.

O grupo tem importante papel no fortalecimento da autoestima do homem. Pertencer a um determinado grupo e ser aceito é sinônimo de valorização e aceitação social. Elementos como liderança, cooperação, limites e papeis são trabalhados e aperfeiçoados, tornando a convivência entre as pessoas uma constante troca de experiências e agradável aprendizagem.  Nesses grupos podemos identificar e diferenciar o que é possível e o que é limitado, o que é agradável e desagradável, essas questões ajuda a lidar com os sentimentos e frustrações.

Os grupos passam por uma sequência padronizada em sua evolução, constitui um modelo de cinco estágios no desenvolvimento do grupo.

  • Formação: caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança. Os membros estão se conhecendo para descobrir quais comportamentos são aceitáveis pelo conjunto. Esse estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo.
  • Tormenta: é quando surgem os conflitos. Os membros aceitam a existência do grupo, mas demonstram resistência aos limites impostos.  Quando o estágio estiver concluído, surgirá uma hierarquia em que a liderança ficará em evidência.
  • Normalização: desenvolve os relacionamentos próximos. Forma-se uma identidade grupal. Esse estágio se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e o indivíduo assimila um conjunto de expectativas que definem qual deve ser o comportamento correto de seus membros.
  • Desempenho: a estrutura é totalmente funcional e aceita por todos.
  • Interrupção: acontece nos grupos temporários, que possuem uma determinada tarefa a cumprir. Depois de cumprida a tarefa, o grupo de se prepara para a dissolução. O alto desempenho já não é prioridade, e as atenções se voltam para a conclusão da tarefa.

O grupo torna-se eficaz na medida em que passa pelos estágios do desenvolvimento. Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas, possuem estrutura que modela o comportamento das pessoas na organização e torna possível a explicação e a previsão de boa parte do comportamento dos indivíduo e o desempenho do grupo e de seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente