A administração de recursos humanos é uma função que reúne técnicas administrativas voltadas a obter, desenvolver e manter as pessoas preparadas e motivadas para cumprirem atividades importantes ao funcionamento das organizações.
Ao cumprirem essa missão, estabelecem um sistema com as funções de:
- Preenchimento de cargos (recrutá-los);
- Treinamento e desenvolvimento (prepará-los);
- Motivação (estimulá-los);
- Manutenção (mantê-los);
Ao exercer a função a área de RH, atinge os objetivos propostos que são:
- Preenchimento de cargos: planejamento de recursos humanos, recrutamento e seleção;
- Treinamento e desenvolvimento: orientação, treinamento do empregado, desenvolvimento do empregado e desenvolvimento de carreira;
- Motivação: aplicação de teorias de motivação e desenho do cargo, avaliação de desempenho, recompensas e remuneração, benefícios dos empregados;
- Manutenção: segurança e saúde, comunicações, relações com os empregados.
Segundo Chiavenato (2005), a gestão de pessoas consiste num sistema integrado, contendo processos dinâmicos e interativos:
- prover pessoas;
- aplicar pessoas (socialização, descrição e análise de cargos, avaliação);
- manter pessoas;
- desenvolver pessoas;
- monitorar pessoas.
Os processos integrados de administração de recursos humanos:
- Provisão: consiste em agregar pessoas à organização, visa determinar quem irá trabalhar na organização (recrutamento e seleção. Compreende atividades de pesquisa de mercado de trabalho, recrutamento dos profissionais enquadrados no perfil requerido pelo solicitante, seleção daquele que apresenta a melhor perspectiva de êxito no desempenho das tarefas necessários ao cargo;
- Aplicação: é o processo que determina o que as pessoas farão na organização, a responsabilidade de descrever o desenho de cargos; indicar atribuições, requisitos de habilidades e responsabilidades, direitos e deveres. Integração dos novos colaboradores e os procedimentos para avaliar o desempenho de cada um.
- Manutenção: definição de recompensas às pessoas, trata dos aspectos que envolvem a remuneração e os benefícios;
- Desenvolvimento: apoio e preparação para o desenvolvimento das pessoas dentro da organização, criando estímulo constante para aperfeiçoamento profissional e pessoal, tanto individualmente como em grupo, em todos os níveis hierárquicos. Conhecido como treinamento e desenvolvimento.
- Segurança: visa estabelecer disciplina e segurança, bem como a qualidade de vida no trabalho.
- Monitoração: acompanhamento das atribuições dos profissionais na organização, identificando os pontos fortes e fracos.
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