Os estilos de liderança são as diversas formas que o líder orienta os seus colaboradores. Podemos citar três estilos de liderança: liderança autocrática, democrática e liberal.
- Estilo autocrático: reuni em sua prática as características da liderança eficaz, modifica sua atuação no momento da tomada de decisão, utiliza o poder de coerção, exercendo o maior controle possível sobre as ações e reações dos subordinados, que em geral comportam-se passivamente. As ameaças, punições e pressões são os meios de controle aplicados. Determina e forma a equipe, atribui as atividades e participa decisivamente das questões técnicas. O líder usa a autoridade direta para fazer cumprir os seus ditames;
- Estilo democrático: as características de um líder eficaz estão presentes em todos os momentos, inclusive na tomada de decisão, todos os caminhos a serem percorridos pelo grupo são discutidos por meio de votação, não há nenhum tipo de indução por parte do líder, exerce um controle brando sobre os liderados. A presença entre os subordinados é constante, dando espaço a participação nas decisões a serem tomadas. As normas, regras e procedimentos normais são reduzidos, a pratica da autogestão e autocontrole é incentivada pelo líder, liberando-o da necessidade de exercer controle maior sobre o liderado;
- Estilo liberal: há uma interferência mínima do líder no processo de tomada de decisão, não se envolve com as atividades dos colaboradores, exercendo pequenas influências, tem menor visibilidade por parte dos funcionários, o líder dá liberdade total, não participando das decisões. A liderança não costuma tomar conhecimento da divisão e atribuição do trabalho, omitindo-se também da avaliação do desempenho e das responsabilidades pelo trabalho realizado.
Algumas características fazem parte do cotidiano de um líder, listamos a seguir:
- Imparcialidade: a emoção não pode interferir nas decisões, a razão deve estar presente no momento da tomada de decisões, prevalecerá o que for melhor para o grupo.
- Empatia: é a habilidade de conseguirmos nos colocar no lugar do outro, nos permite avaliar as situações como se estivéssemos vivenciando-as.
- Cordialidade: deve estar presente em todos os campos das relações, solicitando cordialidade dos seus colaboradores os lideres chegarão a resultados satisfatórios.
- Paciência: identificar os limites e as possibilidades de cada um dos membros do grupo, perceber as diferenças entre dois colaboradores que se comportam com características diferentes, conhecendo e respeitando o tempo de cada um.
- Posicionamento definido: ter uma personalidade bem definida, um líder não deve ter alterações constantes de personalidade.
- Autocontrole: deve ter um grande controle pessoal, principalmente quando seus conceitos, ideias e valores forem postos em discussão.
- Espirito de coletividade: é a base da liderança eficaz. Ter consciência da força do trabalho em grupo e da atuação coletiva.