A Estrutura organizacional de uma empresa é definida de acordo com que as tarefas são distribuídas formalmente, agrupadas e coordenadas, por meio de seis elementos:
- Especialização do trabalho: atividades subdivididas em tarefas;
- Departamentalização: agrupamento de tarefas;
- Cadeia de comando: organograma, onde fica claro a quem o colaborador ou a equipe tem de se reportar;
- Amplitude de controle; quantas pessoas ou grupos cada gestor poderá comandar com eficiência;
- Centralização e descentralização: a forma de autoridade no processo decisório;
- Formalização: regras e regulamentação para coordenar os colaboradores e as gerências.
Os modelos comuns de estrutura organizacional, são:
- Estrutura simples: possui baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada em uma única pessoa e pouco formalização. Com essa estrutura, a organização exibe um grupo pouco organizado de colaboradores e uma pessoa concentra toda a autoridade nos processos decisórios.
- Burocracia: caracteriza-se pelas tarefas operacionais e rotineiras, realizadas por meio da especialização das funções, com regras, normas e regulamentos. O ponto forte desse modelo é a capacidade de realizar atividades padronizadas de maneira eficiente.
- Estrutura matricial: o principal aspecto é agrupar especialistas, compartilhando os recursos entre os diversos produtos.
“Nas ultimas décadas, os dirigentes de muitas organizações vêm trabalhando para desenvolver novas opções estruturais que possam ajudar suas empresas a competir mais eficazmente.” (ROBBINS, 2008).
Por meio do equilíbrio das relações e do amadurecimento dos integrantes do processo de relacionamento entre o colaborador e a empresa é possível obter êxito na dinâmica organizacional, ao mesmo tempo que atinge os objetivos pessoais envolvidos no processo, o grupo alcança a eficiência profissional.
A formação e o desenvolvimento de grupos de trabalho exigem atenção, porque as organizações sempre focam no desempenho e nas responsabilidades individuais. O que impede a percepção da necessidade de trabalhar em equipe e a manifestação das atitudes e habilidades necessárias à formação de um grupo de trabalho.
1 Comment
[…] A estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das divisões da organização. […]