O comportamento das pessoas na organização, depende de fatores internos e externos. Os fatores internos decorrem de suas características de personalidade como a capacidade de aprendizagem, motivação, atitudes, gerenciamento das emoções, valores. Os fatores externos, decorrem do ambiente que envolve as características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas organizacionais.
Segundo Chiavenato (1998, p. 77), podem ser definidas três suposições para explicar o comportamento humano, por estarem intimamente relacionadas com o processo de motivação:
- O comportamento humano é causado, existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente sobre o comportamento das pessoas. Ele é causado por estímulos internos ou externos;
- O comportamento é motivado, há uma finalidade em todo o comportamento humano. Ele não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo;
- O comportamento humano é orientado para objetivos pessoais. Subjacente a todo comportamento, existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar seus motivos.
Podemos observar que a motivação é o grande gerador de desempenho. O comportamento humano é orientado por objetivos, sejam conscientes ou inconscientes.
As necessidades, os desejos e os objetivos, que são fatores motivacionais, vão influir absolutamente no comportamento do individuo e no desempenho das tarefas dentro da organização.
As mudanças organizacionais que um treinamento pode acarretar são inúmeras. Vão desde a modificação dos hábitos cotidianos até as mudanças de pensamento ou estilo de vida. Quanto mais direcionado for o treinamento, mas eficácia terá seus resultados.
Os quatro tipos principais de mudanças de comportamento a partir do treinamento:
- Transmissões de informações – tem o objetivo de aumentar o conhecimento das pessoas que formam a organização. As informações passadas dizem respeito a própria empresa, informam os colaboradores algumas questões formais da organização, como regulamentos, regras, políticas;
- Desenvolvimento de habilidades – o treinamento quando bem aplicado, proporciona melhorias nas habilidades e destrezas técnicas dos colaboradores. Quanto mais direcionado for o treinamento, mais o colaborador estará preparado para executar suas atividades;
- Desenvolvimento de atitudes – os comportamentos dos colaboradores podem ser desenvolvidos ou alterados por meio dos treinamentos. O foco é proporcionar mudanças de atitudes negativas para atitudes positivas;
- Desenvolvimento de conceitos – desenvolver em todos os integrantes da organização, conceitos para ajudá-los a pensar de forma mais abrangente, mais ampla.