O subsistema de desenvolver pessoas é uma área estratégica do Gerenciamento de Pessoas, porém, em algumas organizações ela não vem auferindo a devida atenção. Treinamento de pessoas não é custo e sim investimento.
Quantas empresas apresenta grandes prejuízos com profissionais sem qualificação? É necessário refletir sobre a situação, pois o preparo do profissional para o mercado de trabalho, onde o aprendizado contínuo e o treinamento integrado aos negócios é primordial, tanto para o profissional como para a organização.
Há uma pequena diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. O treinamento de pessoas é focado no presente, melhora as habilidades e capacidades relacionadas ao desempenho do cargo atual; o desenvolvimento de pessoas está voltado para o futuro, buscando o desenvolvimento de habilidades e capacidades. São processos complementares.
O treinamento de pessoas é a principal ferramenta para o desenvolvimento organizacional. Para levantar as necessidades de treinamento, utilizamos diferentes meios:
- Avaliação de desempenho;
- Observação;
- Questionários;
- Solicitações de Supervisores e Gerentes;
- Entrevistas com Supervisores e Gerentes;
- Reuniões interdepartamentais;
- Exame do empregado;
- Modificações no trabalho;
- Entrevistas de desligamento;
- Análise de cargo;
- Relatórios periódicos;
- Benchmarking.
Chiavenato (2004) descreve que a programação do treinamento é fundamental para o seu êxito, mas que, para alcançá-la, alguns pontos devem ser considerados com extrema atenção:
- Abordagem de uma necessidade especifica de cada vez;
- Definição clara do objetivo do treinamento;
- Divisão do trabalho a ser desenvolvido em módulos, pacotes ou ciclos;
- Determinação do conteúdo do treinamento;
- Escolha dos métodos de treinamento e da tecnologia disponível;
- Definição dos recursos necessários para a implementação do treinamento, como o tipo de treinador ou instrutor, recursos audiovisuais, máquinas, equipamentos ou ferramentas necessárias, materiais, manuais etc.
- Definição do público-alvo: número de pessoas, disponibilidade de tempo, grau de habilidade, conhecimentos e tipos de atitude, características pessoais e de comportamento;
- Local onde será efetuado o treinamento, considerando as alternativas: no cargo, fora do cargo, mas na empresa e fora da empresa;
- Época ou periodicidade do treinamento, horário ou ocasião propícia;
- Cálculo da relação custo-benefício do programa;
- Controle da avaliação dos resultados para verificação de pontos críticos que demandem ajustes e modificações para melhorar sua eficácia.
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[…] habilidade é pouco desenvolvida nas organizações, e até mesmo nos programas de treinamento de pessoas e desenvolvimento profissional dos […]
[…] conhecimentos, mudanças nas atitudes, em prol de um desenvolvimento próprio. Investir em treinamento de pessoas representa uma grande redução em seus custos, pois os colaboradores bem preparados estarão […]