A liderança eficaz não tem nenhuma relação com autoridade, e a distribuição de responsabilidade é uma prática constante. Na medida em que ele distribui as responsabilidades, seus esforços concentram-se em coordenar as ações de seus liderados.
Busca-se compartilhar suas decisões e atividades com o grupo e acredita que todos devem participar do planejamento e execução da tarefa. Acredita-se que todos tenham condições de agir com autonomia e responsabilidade.
O exercício da liderança requer habilidade de compreender os elementos que produzem a motivação necessária dos liderados.
“Espera-se do líder a habilidade para sustentar a visão nos momentos em que dificuldades contribuem para enfraquecer o ânimo das pessoas.”(FIORELLI, 2004, P.208.)
O líder deve estar presente nos momentos em que as pessoas podem desanimar e perder a motivação.
É fundamental que o líder:
O desenvolvimento da liderança constitui-se num autodesenvolvimento da pessoa, cuja manifestação poderosa ocorre no próprio trabalho, ou seja, na própria liderança.
O líder na gestão de pessoas deve adotar medidas que acelerem o alcance de resultados. Deve participar de programas de desenvolvimento de liderança, pois é fundamental para qualquer liderança a reciclagem e a atualização.
Os líderes que conseguem fazer as pessoas mudarem o próprio comportamento exercem um profundo impacto nelas, não apenas em contribuições para a empresa, mas também sobre suas atitudes e seu caráter.
O líder deve comportar-se de maneira neutra, sem prejulgamentos, pois o processo de percepção é subjetivo, podendo sofrer distorções.
A liderança não muda comportamentos, nem atitudes, mas molda os hábitos.
O líder compartilha o desenvolvimento com seus colegas e proporciona o surgimento de novos líderes. O líder é o primeiro a fazer, a ele cabe dar exemplos para que os demais o sigam.
1 Comment
[…] autocrático: reuni em sua prática as características da liderança eficaz, modifica sua atuação no momento da tomada de […]