A administração dos conflitos interpessoais, deve ser pautada por atitudes de respeito mútuo. É importante ressaltar que respeito não tem relação com autoritarismo, o que tornaria o conflito ainda mais intenso.
A seguir alguns estilos de administração de conflitos:
A responsabilidade pela resolução dos conflitos cabe à liderança. No entanto, cada membro da equipe é responsável pelo rumo que as divergências podem tomar, contribuindo ou não para a evolução e as consequências construtivas ou destrutivas do conflito.
Essa habilidade é pouco desenvolvida nas organizações, e até mesmo nos programas de treinamento de pessoas e desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Para adquirirmos habilidade em lidar com os conflitos nas relações interpessoais, é necessário conhecermos o conflito, os seus conceitos, todo o processo que o gerou, até chegar o momento de escolher as técnicas de resolução e estimulo de conflito para a solução do problema específico.
Existem casos de situações em que níveis baixos ou moderados de conflito podem melhorar a eficácia da equipe. A maioria das pessoas tem a dificuldade de pensar no conflito como algo construtivo.
Os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade das decisões, estimulam a criatividade e a inovação, e encorajam o interesse e a curiosidade da equipe de trabalho.
O conflito pode melhorar a qualidade do processo decisório, permitindo que todos os pontos sejam avaliados nas decisões importantes.
O conflito estimula a criação de novas ideias, promovendo a reavaliação das metas e atividades do grupo.