A comunicação interna deve ser vista como uma ferramenta que pode propiciar um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente. A comunicação pode fluir de três formas: descendente, ascendente e lateral. (ROBBINS, 2008).
Quanto mais canais de comunicação, maior será a possibilidade de inovação e sucesso da empresa.
O líder deve saber comunicar-se, ouvindo os colaboradores e facilitando a comunicação, entendendo os pontos de vista para poder aconselhar e orientar de maneira adequada.
A comunicação de decisões e ideias deve ser realizado com clareza. Transmitir a mensagem sem distorções, sem utilizar termos técnicos ou gírias que venham a dificultar o bom entendimento pelo ouvinte.
O líder deve ser firme e objetivo quando se comunicar com seus colaboradores, para que não haja ruídos que atrapalhem a transmissão da mensagem.
A dinâmica organizacional somente é possível quando a empresa assegura que todos os seus membros estejam conectados e integrados, isso só é possível através da comunicação.
Os lideres devem estar atentos para que a linguagem da organização seja a mesma para todos os colaboradores, criando uma relação de confiança em que se possa estabelecer um ambiente de troca, melhorando o clima organizacional e o relacionamento com clientes internos e externos.
Não ficar apenas falando. Ouvir também a outra pessoa, expressando compreensão dos sentimentos. Saber apoiar e encorajar.